A Intervenção Psicopedagógica no Ambiente Escolar tem uma importância fundamental na identificação e tratamento das dificuldades de aprendizagem que possam comprometer o desempenho dos alunos. Por meio de estratégias personalizadas, o psicopedagogo colabora com professores e a equipe pedagógica para criar um ambiente mais inclusivo e eficaz, ajudando a prevenir problemas educacionais e comportamentais.
Você sabia que a intervenção psicopedagógica pode mudar o jogo para os alunos? Neste texto, vamos falar sobre seu papel na escola. Mostraremos como os psicopedagogos podem ajudar a identificar e resolver os problemas de aprendizagem.
Esse tipo de intervenção é chave para vencer barreiras no aprendizado. O seu objetivo principal é destacar como os psicopedagogos guiam o processo. Eles trabalham tanto na prevenção quanto na solução das dificuldades, analisando cada etapa do aprendizado, considerando todos os fatores envolvidos. É crucial que eles se unam aos professores, pais e escola.
1. Introdução – A Intervenção Psicopedagógica na Escola
A intervenção psicopedagógica é feita por um psicopedagogo na escola. Ele busca resolver dificuldades de aprendizagem. Isso inclui entender como se aprende e ver o que afeta esse aprendizado, como questões físicas, emocionais e do lugar onde estudam.
Para Bossa (2000, p. 89) […] a Psicopedagogia Institucional caracteriza-se pela própria intencionalidade do trabalho. Atuamos como psicopedagogos na construção do conhecimento do sujeito, que neste momento é a instituição com sua filosofia, valores e ideologia. A demanda da instituição está associada à forma de existir do sujeito institucional, seja ele a família, a escola, uma empresa industrial, um hospital, uma creche, uma organização assistencial.
Segundo Barbosa (2001, p. 25), […] a Psicopedagogia na escola transforma a ação individual em grupal, analisa os sintomas, considerando a gama de relações que existe em uma instituição e propondo projetos de atuação que apontem para uma mudança global sem deixar de atender os casos concretos que aparecem como sintoma.
Na instituição educacional, o psicopedagogo, segundo Barbosa (2000, p. 215), […] intervém a partir de ações que se caracterizam por uma atitude operativa, com objetivo de provocar no sujeito da aprendizagem a busca da operatividade, da resolução de um problema. Ele cria, mantém e fomenta a comunicação, para que os envolvidos possam desenvolver-se, progressivamente, a ponto de poderem aproximar-se afetivamente da tarefa e realizá-la.
Parafraseando Barbosa (2000), no contexto educacional o psicopedagogo atua de maneira ativa, buscando incentivar o aluno a resolver problemas de forma operativa. Ele promove e sustenta a comunicação entre os envolvidos no processo, com o objetivo de desenvolver a capacidade do aluno de se aproximar especificamente das tarefas e realizá-las.
Barbosa (2000, p. 217), destaca que tanto o aprendiz quanto o educador deve experimentar a operatividade, ou seja, a capacidade de realizar ações práticas e resolver problemas. Essa vivência deve ser parte fundamental da formação de todos os profissionais envolvidos na educação, como professores, pedagogos e psicopedagogos. O objetivo é promover o aprendizado ativo e a realização do outro, criando condições para que o aluno se desenvolva e aprenda de maneira autônoma, com o apoio de uma abordagem educativa que favoreça a ação e o envolvimento no processo
De acordo com Fernández (1990), a atuação psicopedagógica na escola é crucial enquanto ação preventiva, pois as crianças e adolescentes que não recebem atendimento neste ambiente, poderão bloquear a aprendizagem, necessitando possivelmente de um atendimento clínico.
Portanto, uma intervenção psicopedagógica de ação educativa para proporcionar uma visão global e integrada do processo de aprendizagem, não se limita a resolver problemas isolados, mas amplia a compreensão das dificuldades de forma sistêmica, considerando o contexto institucional, as relações sociais, e os aspectos cognitivos e emocionais do aprendiz. A Psicopedagogia oferece novas estratégias que analisam criticamente o ambiente escolar, promovendo uma abordagem ampla e contextualizada.
Assim, caracterizar a atuação da Psicopedagogia na instituição requer a compreensão das inter-relações das diferentes unidades de análise da Psicopedagogia, indivíduo, grupo, instituição e comunidade.
Segue link de um livro da renomada autora Maria Lucia Lemme Weiss que contribui para a reflexão de profissionais e de estudantes na área da Psicopedagogia, da Educação, da Psicologia e de diferentes Clínicas, possibilitando-lhes o encontro com experiências diversas de ajuda a alunos com dificuldades de aprendizagem escolar, a seus pais e às escolas. https://a.co/d/hHRP3hw
– Definição de Intervenção Psicopedagógica
De acordo com Silvia Ancona-Lopez (1995, p. 20), ela nos traz os seguintes sentidos para a palavra intervenção:
Intervir (do latim intervenire): meter-se de permeio, ser ou estar presente, assistir, interpor os seus bons ofícios. Essa definição Refere-se à ação de se inserir em uma situação para promover a interação ou cooperação, adotando uma postura de mediação.
Implica em ser alguém que conecta e facilita o diálogo entre as partes, estabelecendo um vínculo e atuando como elo entre elas, oferecendo suporte especializado, utilizando suas habilidades para auxiliar quem precisa, acreditando no valor de sua contribuição.
Ademais, indica uma postura de estar presente e acessível, sem agir necessariamente, mas pronto para ajudar quando solicitado, dando apoio e assistência, seja acadêmico e/ou socioemocional para quem está em situação de necessidade. Portanto, essa área da Psicopedagogia estuda e ajuda no aprendizado humano. Seu foco é ajudar a pessoa a aprender melhor, superando problemas de aprendizagem. Assim, os alunos conseguem ter sucesso na escola.
Portanto, a intervenção psicopedagógica é uma prática terapêutica focada em ajudar indivíduos com dificuldades de aprendizagem. Através de uma avaliação detalhada e de um plano de intervenção personalizado, o psicopedagogo identifica as causas das dificuldades e trabalha para tratá-las.
– Objetivo da Intervenção Psicopedagógica Escolar
O objetivo da intervenção psicopedagógica é promover o desenvolvimento tanto cognitivo quanto emocional. Entre os principais benefícios dessa abordagem estão a melhoria no desempenho escolar, o estímulo ao desenvolvimento de novas habilidades, e o fortalecimento da autonomia e autoestima do indivíduo
A Intervenção Psicopedagógica Escolar tem metas claras. Ela busca entender como o aluno aprende e também procura identificar dificuldades ou transtornos para depois criar formas de vencê-los. Portanto, a intervenção psicopedagógica interpreta o processo de aprendizagem e aplica conceitos teóricos para gerar práticas educativas mais eficazes, respeitando a individualidade de cada aluno. Esse trabalho é realizado em parceria com a comunidade e a equipe escolar, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e eficiente (Noogaro et al., 2014 , pág. 169). E este trabalho deve estar sempre relacionado à ação da comunidade e equipe escolar.
O trabalho do psicopedagogo na escola tem como objetivo principal o desenvolvimento dos alunos. No entanto, as estratégias sugeridas precisam estar alinhadas às necessidades, interesses e capacidades de cada um. Segundo Pontes (2010), a atuação psicopedagógica envolve ouvir, falar, propor e ajustar as instruções conforme necessário.
A intervenção psicopedagógica no ambiente escolar tem como objetivo fundamental identificar e tratar dificuldades de aprendizagem que possam comprometer o desempenho dos alunos. A intervenção do psicopedagogo, no início da relação com o paciente, baseia-se em uma escuta e observação atenta. Esse processo não significa apenas ficar em silêncio ou olhar superficialmente, mas envolve uma atitude receptiva e aberta, onde o terapeuta se coloca de maneira ativa e interessada. A escuta atenta e o olhar cuidadoso permitem que o paciente se expresse e se sinta reconhecido, enquanto o terapeuta pode interpretar e compreender as mensagens transmitidas, criando uma base para o desenvolvimento do processo terapêutico.
2. O Papel do Psicopedagogo na Escola
O papel do psicopedagogo no ambiente escolar envolve prevenir dificuldades de aprendizagem e contribuir para o sucesso acadêmico e pessoal dos alunos. Ele utiliza métodos e técnicas específicas para reduzir o fracasso escolar e solucionar problemas educacionais.
Segundo Bossa, “pensar a escola à luz da Psicopedagogia, significa analisar um processo que inclui questões metodológicas, relacionais e socioculturais, englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende, abrangendo a participação da família e da sociedade”.
Bossa (1994,p.102) destacou dois níveis principais de atuação do psicopedagogo. O primeiro envolve trabalhar nos processos educativos, buscando reduzir a incidência de problemas de aprendizagem. Isso inclui orientar professores, revisar métodos didáticos e oferecer aconselhamento aos pais. O segundo nível foca em tratar problemas de aprendizagem já existentes. A partir de um plano de diagnóstico, o psicopedagogo colabora com os professores na avaliação dos currículos, evitando a repetição de dificuldades e prevenindo o aparecimento de outros. Abaixo citaremos três atuações principais.
– Atuação Preventiva
Numa linha preventiva, o psicopedagogo pode desempenhar uma prática docente,
envolvendo a preparação de profissionais da educação, ou atuar dentro da própria escola.
Na sua função preventiva, cabe ao psicopedagogo detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem; participar da dinâmica das relações da comunidade educativa a fim de favorecer o processo de integração e troca; promover orientações metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos; realizar processo de orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo.
Prevenir é chave para o sucesso acadêmico. O psicopedagogo estuda como cada aluno pensa, sente e se relaciona. Assim, ele ajuda a desenvolver habilidades que evitam futuros problemas de aprendizado. Isso faz com que o estudante esteja mais preparado para os desafios da vida e da escola.
– Atuação Terapêutica
Numa linha terapêutica, o psicopedagogo trata das dificuldades de aprendizagem, diagnosticando, desenvolvendo técnicas remediativas, orientando pais e professores, estabelecendo contato com outros profissionais.
Quando precisa agir de forma terapêutica, o psicopedagogo entra em ação. Ele analisa e define um plano para resolver dificuldades específicas, trabalhando diretamente com o aluno. A ideia é ajudar a superar os desafios encontrados durante o processo de aprendizagem.
– Trabalho Interdisciplinar
O trabalho do psicopedagogo é sempre integrado. Isso significa que ele conversa e junta forças com outros profissionais das áreas psicológica, psicomotora, fonoaudiológica, educacional e outras, pois tais dificuldades são multifatoriais em sua origem e, muitas vezes, no seu tratamento.
Assim, conseguem entender e ajudar os alunos de forma bem completa. Esse jeito de trabalhar permite olhar para o aprendizado de maneira global, somando conhecimentos de várias áreas.
3. Benefícios da Intervenção Psicopedagógica
A intervenção psicopedagógica é um dos pilares da atuação psicopedagógica e desempenha um papel essencial no apoio ao processo de aprendizagem, atuando diretamente nas dificuldades que podem prejudicar o desenvolvimento acadêmico e emocional de crianças, adolescentes e adultos. Por meio de métodos terapêuticos personalizados, essa intervenção busca identificar as causas dos problemas de aprendizagem, promovendo melhorias no desempenho escolar, no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Abaixo citaremos alguns benefícios com técnicas utilizadas.
– Benefícios das Estratégias de Intervenção
As estratégias de intervenção psicopedagógica oferecem benefícios ao processo de aprendizagem, pois são adaptadas às necessidades específicas de cada aluno. Elas ajudam a identificar e tratar as dificuldades cognitivas e emocionais que afetam o desempenho escolar. Essas estratégias permitem o uso de metodologias que estimulam o desenvolvimento de habilidades essenciais, promovem a autoestima e a autonomia, além de criar um ambiente favorável para o aprendizado. Ao ajustar as intervenções às necessidades individuais, é possível alcançar resultados positivos.
– Benefícios das Adaptações Curriculares
As adaptações curriculares são uma importante ferramenta na intervenção psicopedagógica, permitindo que o currículo seja ajustado para atender às necessidades específicas de alunos com dificuldades de aprendizagem. Essas adaptações garantem que os alunos possam acessar o conteúdo educacional de maneira mais inclusiva, respeitando suas habilidades e ritmo de aprendizado. Esse benefício, promovem maior inclusão e equidade no ambiente escolar, ao mesmo tempo que melhoram o desempenho acadêmico, aumentam a autoestima e motivam o estudante. O psicopedagogo sugere mudanças no currículo e orienta os professores.
– Benefícios da Integração da Equipe Escolar
A integração da equipe escolar traz vários benefícios na intervenção psicopedagógica, pois promove a colaboração entre professores, coordenadores, psicopedagogos e outros profissionais. Esta parceria facilita a troca de informações sobre as necessidades dos alunos e cria um ambiente de suporte mais eficaz. Com essa integração, estratégias pedagógicas e interventivas são mais coerentes, personalizadas e consistentes, permitindo uma abordagem mais holística e assertiva. Além disso, a comunicação constante entre os membros da equipe garante um melhor acompanhamento do progresso dos alunos, favorecendo seu sucesso escolar.
– Benefícios da Atuação com as Famílias
A atuação com as famílias traz um outro benefício na intervenção psicopedagógica, pois envolve os responsáveis no processo de aprendizagem. Ao promover um diálogo aberto entre psicopedagogos e familiares, é possível identificar influências do ambiente familiar que impactam o desenvolvimento educacional da criança. Isso permite alinhar estratégias de intervenção em casa e na escola, garantindo maior coerência no apoio ao aluno. Além disso, a colaboração dos pais fortalece o vínculo emocional e contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e acadêmicas mais sólidas.
4. Parceria Escola e Família na Intervenção Psicopedagógica
A parceria entre a escola e a família é um fator crucial no processo de intervenção psicopedagógica, garantindo um suporte abrangente ao desenvolvimento do aluno. A colaboração entre ambas as partes é fundamental para o sucesso das estratégias adotadas e para o progresso na aprendizagem. Ao unir forças, pais e educadores podem proporcionar um ambiente de aprendizagem favorável, promovendo o sucesso educacional e emocional do aluno.
Os pais desempenham um papel fundamental nessa parceria ao fornecer informações valiosas sobre o aluno. Ao compartilhar suas observações e conhecimentos sobre as dificuldades de aprendizagem do filho, eles contribuem para a elaboração de estratégias eficientes pelo psicopedagogo. Essa troca de informações é primordial para entender e atender às necessidades específicas do aluno.
Por sua vez, a escola precisa reconhecer a importância do suporte do psicopedagogo na intervenção. É necessário garantir que as atividades pedagógicas sejam adaptadas para atender às necessidades individuais do aluno. A colaboração da escola com o psicopedagogo resulta em um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e propício ao desenvolvimento acadêmico e emocional deles.
Além disso, a parceria entre escola e família envolve a implementação de atividades pedagógicas que visam fortalecer as habilidades e competências dos alunos. Essas atividades podem ser realizadas tanto na escola quanto em casa, com o objetivo de complementar o trabalho realizado pelo psicopedagogo. Dessa forma, a aprendizagem se torna uma experiência contínua e integrada em diversos contextos.
Como o Psicopedagogo Pode Facilitar a Parceria Entre Escola e Família?
O psicopedagogo desempenha um papel crucial na facilitação da parceria entre escola e família ao promover um diálogo constante e colaborativo entre ambas as partes. Ele pode atuar como mediador nas reuniões, orientando os pais sobre o desenvolvimento educacional de seus filhos e orientando estratégias de apoio em casa. Além disso, ajuda a identificar e resolver questões de aprendizagem, criando um ambiente de confiança e cooperação. Esse trabalho conjunto potencializa os resultados educacionais e favorecendo o bem-estar emocional e cognitivo do aluno.
– Orientação Familiar
O psicopedagogo é chave para explicar às famílias como elas podem ajudar. O psicopedagogo ajuda as famílias a entender como seu filho aprende. Ele mostra a importância da família no processo de aprendizagem e a ver as necessidades e dificuldades de seus filhos.
Ter os pais participando ativamente no trabalho do psicopedagogo é de suma impoetância. Quando os pais se envolvem na escola de seus filhos, podem dar informações úteis. E isso ajuda o psicopedagogo a criar estratégias de ensino melhores.
– Formação Continuada de Professores
A formação continuada de professores é um processo essencial para o aprimoramento profissional, garantindo que os educadores se atualizem com novas metodologias, tecnologias e tendências educacionais. Ela visa melhorar a prática pedagógica, promovendo um ensino mais eficaz e adequado às necessidades dos alunos. Esse tipo de formação pode incluir cursos, workshops, palestras e outras atividades formativas que incentivam o desenvolvimento de novas competências, promovendo uma educação de qualidade e auxiliando os professores a enfrentar os desafios diários da sala de aula.
Conclusão
A atuação psicopedagógica na escola é muito importante, pois ajuda os aprendentes a vencer barreiras na aprendizagem. Assim, os alunos conseguem se desenvolver melhor. O psicopedagogo trabalha junto com a escola, as famílias e outros profissionais.
Resumindo, a intervenção psicopedagógica desempenha um papel crucial não apenas no diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem, mas também na prevenção dessas dificuldades. Através da implementação de estratégias e atividades apropriadas, é possível identificar e intervir precocemente em possíveis obstáculos ao processo de aprendizagem, promovendo assim um desenvolvimento educacional saudável.
FAQ
O que é a intervenção psicopedagógica escolar?
Quais são os principais objetivos da intervenção psicopedagógica escolar?
Como o psicopedagogo atua de forma preventiva e terapêutica?
Quais são os sinais de alerta que podem indicar dificuldades de aprendizagem?
Como o psicopedagogo realiza a avaliação psicopedagógica?
Quais são as estratégias de intervenção psicopedagógica na escola?
Quais são os benefícios da intervenção psicopedagógica para os alunos?
Como o psicopedagogo atua com as famílias?
Qual é o papel do psicopedagogo na formação continuada de professores?
Quais são os principais desafios da intervenção psicopedagógica escolar?
Links de Fontes
- https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/5/a-intervencao-psicopedagogica-na-superacao-das-dificuldades-de-aprendizado-no-ambiente-escolar
- https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/1004/AIMPOR~1.PDF?sequence=1&isAllowed=y
- https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/47/o-psicopedagogo-no-contexto-escolar-e-o-processo-de-aprendizagem-qual-a-relacao
- https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/download/5421/6444/19935
- https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/download/69127/50816
- https://catolicadeanapolis.edu.br/biblioteca/wp-content/uploads/2020/01/BIANCA-SOUZA-CARVALHO-DOS-SANTOS.pdf
- Oliveira, Mari Angela Calderari. Intervenção psicopedagógica na escola/ Mari Angela Calderari Oliveira. 2.ed. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2009.