RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR A CONCENTRAÇÃO E A ATENÇÃO NA SALA DE AULA

Os Recursos Psicopedagógicos voltados para melhorar a concentração e a atenção na sala de aula são essenciais para facilitar o aprendizado.

Recursos Psicopedagógicos são ferramentas essenciais no desenvolvimento das habilidades de concentração e atenção dos aprendizes. Estes recursos são voltados para identificar e intervir em dificuldades específicas, promovendo um ambiente mais focado e propício ao aprendizado. Através de atividades lúdicas, jogos e exercícios direcionados, é possível estimular o interesse das crianças, ajudando-as a manter a concentração nas tarefas e a desenvolver sua capacidade de atenção de forma gradual e eficiente.

A atenção é um processo mental complexo que envolve várias partes do cérebro, tanto em áreas superficiais (corticais) quanto mais profundas (subcorticais). Isso significa que, para manter o foco em um estímulo, o cérebro precisa de um trabalho coordenado entre diversas regiões. Essas áreas incluem estruturas corticais responsáveis por funções cognitivas mais avançadas, como o planejamento e a tomada de decisões, e estruturas subcorticais, que controlam aspectos mais automáticos e básicos do comportamento.

Além disso, redes neurais — que são conexões entre diferentes partes do cérebro — também desempenham um papel crucial nesse processo. Elas permitem que diferentes regiões troquem informações de forma eficiente para que a atenção possa ser mantida. Em outras palavras, a atenção não depende de uma única área do cérebro, mas sim de um conjunto de sistemas trabalhando em conjunto, o que reflete sua natureza complexa.

A falta de concentração pode afetar negativamente o aprendizado dos alunos. Para ajudar a melhorar a concentração e a atenção é importante que os professores utilizem recursos psicopedagógicos adequados. Esses recursos podem incluir atividades que estimulem o equilíbrio e a coordenação, relaxamento com música, atividades manuais como pintura e montagem de blocos, jogos de sequenciamento, atividades de leitura, entre outros.

1. A Importância da Concentração para as Crianças

O especialista em medicina comportamental José Carlos Carturan define a concentração como um processo cognitivo cuja principal característica é a capacidade de manter a atenção direcionada a um estímulo específico. “Um ponto importante é que o estado de concentração está relacionado à frequência das ondas cerebrais em que o indivíduo se encontra. É evidente que algumas pessoas têm mais facilidade para se concentrar do que outras, e existem diversas estratégias para alcançar um nível de concentração mais adequado”.

A especialista em neuropsicologia e psicopedagogia, além de mestre em psicologia da educação, Nadia Aparecida Bossa, acrescenta que os mecanismos cerebrais ligados ao sistema de prazer estão envolvidos na seleção dos estímulos que o cérebro irá captar e processar. Dessa forma, em atividades que proporcionam prazer, esses mecanismos favorecem a concentração, mantendo o indivíduo em um estado mental mais agradável.

A concentração é uma habilidade essencial para as crianças, pois é por meio dela que elas desenvolvem a curiosidade e o desejo de aprender. Sem concentração, é difícil absorver e assimilar novos conhecimentos. No ambiente escolar, existem muitos fatores que podem dificultar a concentração das crianças, como ambientes desorganizados, falta de rotina, alimentação desregulada e falta de atividade física. Além disso, crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) podem apresentar dificuldades adicionais de concentração. Portanto, é importante que as escolas e os professores adotem estratégias psicopedagógicas para ajudar os alunos a desenvolverem a concentração e melhorarem o rendimento escolar.

Uma das maneiras de promover a concentração das crianças é através do uso de recursos psicopedagógicos que estimulem seu engajamento e foco durante as atividades de aprendizado. Ao criar um ambiente de sala de aula organizado e estruturado, com uma rotina estabelecida  os professores podem ajudar as crianças a se concentrarem melhor. Além disso, a prática regular de atividades físicas pode ser benéfica, uma vez que ajuda a liberar energia e a melhorar a capacidade de concentração.

Para as crianças com TDAH, é importante que os professores adaptem suas estratégias de ensino, oferecendo atividades mais dinâmicas e interativas, que despertem o interesse e a atenção desses alunos. O uso de recursos visuais, como jogos educativos e ferramentas digitais, também pode auxiliar na concentração e aprendizado das crianças com TDAH.

Por fim, é essencial que os professores estejam atentos às necessidades individuais de cada aluno e ofereçam suporte emocional e acadêmico adequado. Ao criar um ambiente acolhedor e estimulante, os professores podem incentivar o desenvolvimento da concentração e proporcionar uma experiência de aprendizado mais eficaz e gratificante para as crianças.

Benefícios da Concentração para as Crianças:
  1. Maior capacidade de absorver e assimilar conhecimentos;
  2. Desenvolvimento da curiosidade e da vontade de aprender;
  3. Aprimoramento da memória e do pensamento crítico;
  4. Melhor desempenho acadêmico e rendimento escolar;
  5. Habilidades de resolução de problemas mais eficazes;
  6. Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Desafios na Concentração das Crianças

Os desafios na concentração das crianças são comuns e podem ser influenciados por diversos fatores, tanto internos quanto externos. Entre os principais desafios, estão o excesso de estímulos ao redor, como ruídos, movimentações e o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, que podem desviar a atenção das atividades escolares. Além disso, aspectos emocionais, como ansiedade, insegurança e baixa autoestima, também podem dificultar o foco.

Outro fator importante é o desenvolvimento cognitivo da criança, que ainda está em processo de amadurecimento. Isso significa que o tempo de atenção costuma ser mais curto em crianças menores, o que pode levar a dificuldades na realização de tarefas que exigem concentração prolongada. Condições como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outros transtornos de aprendizagem também podem impactar a capacidade de manter o foco por longos períodos.

Para superar esses desafios, é essencial que educadores e psicopedagogos utilizem estratégias adaptadas às necessidades individuais de cada criança, promovendo um ambiente de aprendizagem mais tranquilo, motivador e adequado ao desenvolvimento da atenção. Na tabela abaixo, veja os principais desafios na concentração das crianças e os recursos psicopedagógicos adequados para trabalhar cada um deles.

Desafios na ConcentraçãoRecursos Psicopedagógicos Adequados
Excesso de estímulos externos (ruídos, movimentações, tecnologia)Criação de ambiente silencioso e organizado; utilização de fones de ouvido com ruído branco; definição de limites claros para uso de tecnologia.
Aspectos emocionais (ansiedade, insegurança, baixa autoestima)Atividades de relaxamento, mindfulness, exercícios de respiração, jogos que reforcem a autoconfiança e a autoestima.
Tempo de atenção curto devido à imaturidade cognitivaJogos que exijam concentração por curtos períodos e que sejam gradualmente mais desafiadores, intervalos regulares para descanso.
Transtornos de aprendizagem (como TDAH)Técnicas de reforço positivo, cronograma estruturado, uso de atividades visuais e práticas, jogos de memória e quebra-cabeças.
Desmotivação ou falta de interesse nas atividadesUso de jogos educativos, atividades lúdicas e desafiadoras que envolvam o interesse pessoal da criança, aprendizagem baseada em projetos.

Esses recursos visam ajudar a superar os obstáculos de concentração, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e focada no desenvolvimento da atenção.

2. Atividades Pedagógicas de Relaxamento com Música

As atividades pedagógicas que envolvem o uso da música podem ser eficazes para ajudar os alunos a relaxarem e concentrarem. A música tem o poder de ativar o centro de prazer do cérebro, liberando dopamina e proporcionando uma sensação de bem-estar. Além disso, atividades com música podem acalmar os alunos, estimular a memória, aliviar dores, promover o autoconhecimento, criar vínculos e melhorar a comunicação.

Uma forma de utilizar a música nas atividades pedagógicas é através de momentos de relaxamento. Esses momentos podem ocorrer no início ou no final das aulas, como uma forma de promover a tranquilidade e preparar os alunos para a aprendizagem. Durante o relaxamento, os alunos podem ouvir músicas suaves e relaxantes, enquanto praticam técnicas de respiração e se concentram em sua própria tranquilidade.

Outra opção é utilizar a música como pano de fundo durante atividades como leitura, escrita ou realização de tarefas. A música pode ajudar a criar um ambiente calmo e relaxante, que facilita a concentração dos alunos. Além disso, a música pode ser utilizada como um estímulo para a criatividade, permitindo que os alunos explorem suas emoções e expressem-se de forma mais autêntica.

Além do relaxamento, as atividades pedagógicas com música podem incluir jogos musicais, danças, exploração de instrumentos musicais, criação de composições e até mesmo produção de videoclipes. Essas atividades estimulam o envolvimento dos alunos, despertam sua curiosidade e promovem o interesse pelo aprendizado.

No canal da Fabiana Godoy – Ninho Musical você vai encontrar vários vídeos musicais com temáticas divertidas para relaxar e aprender conteúdos.   https://www.youtube.com/watch?v=WKbaWcMkDDE

Benefícios das Atividades Pedagógicas de Relaxamento com Música:
  • Alívio do estresse e ansiedade;
  • Promoção do bem-estar emocional;
  • Estímulo à concentração e foco;
  • Desenvolvimento da memória e habilidades cognitivas;
  • Elevação da autoestima e autoconfiança;
  • Fortalecimento das habilidades sociais e de comunicação;
  • Criação de um ambiente de aprendizagem positivo e acolhedor;
  • Exploração da criatividade e expressão artística;
  • Estabelecimento de conexões emocionais com o conteúdo abordado.

As atividades pedagógicas de relaxamento com música são uma forma divertida e eficaz de estimular a concentração e proporcionar um ambiente propício para a aprendizagem. Ao incorporar a música nas práticas pedagógicas, os professores podem potencializar os resultados educacionais e proporcionar uma experiência enriquecedora para os alunos.

atividades pedagógicas de relaxamento com música

3. Atividades Manuais para Estimular a Concentração

As atividades manuais são excelentes recursos pedagógicos para estimular a concentração das crianças. Essas atividades podem envolver pintura, desenho, brincadeiras com argila, entre outras. Ao participar dessas atividades, as crianças desenvolvem conceitos artísticos, como cores e formas, estimulam o pensamento criativo e original, desenvolvem a perseverança e paciência, e melhoram suas capacidades comunicativas e sociais.

As atividades manuais são altamente benéficas para estimular a concentração das crianças. Durante a pintura, por exemplo, elas precisam focar em detalhes e aplicar técnicas específicas para criar suas obras de arte. Essa concentração demandada na atividade manual exercita a mente e ajuda no desenvolvimento das habilidades cognitivas.

Além disso, ao desenhar e brincar com argila, as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes formas e texturas, o que também estimula a concentração e a atenção aos detalhes. Essas atividades manuais proporcionam um ambiente tranquilo e prazeroso, permitindo que as crianças se envolvam completamente na atividade, fortalecendo sua capacidade de concentração.

As atividades manuais também promovem o desenvolvimento do pensamento criativo e original. Ao criar suas próprias obras, as crianças são incentivadas a pensar fora da caixa, experimentar novas ideias e soluções. Essa abordagem criativa estimula a concentração e a atenção, já que os pequenos precisam se dedicar ao processo de criação.

A perseverança e a paciência são habilidades essenciais para o desenvolvimento da concentração. Durante as atividades manuais, as crianças aprendem a lidar com desafios e obstáculos, como aperfeiçoar uma técnica de pintura ou moldar uma figura com argila. Ao persistir diante dessas dificuldades, elas desenvolvem sua capacidade de concentração e aprendem a não desistir diante dos desafios.

Além disso, as atividades manuais podem promover habilidades comunicativas e sociais. Por exemplo, ao trabalhar em grupo em uma atividade de pintura ou modelagem, as crianças aprendem a compartilhar ideias, ouvir os outros e se comunicar efetivamente para alcançar um objetivo comum. Essa interação social estimula a concentração, pois elas precisam se concentrar não apenas em sua tarefa individual, mas também na colaboração com os outros.

Segue alguns exemplos de atividades manuais para estimular a concentração:

– Montagem de Blocos

Brinquedos de montar, como blocos de construção, são ótimos recursos para ajudar as crianças a desenvolverem a concentração. Essas atividades estimulam o desenvolvimento da coordenação motora, ajudam a desenvolver habilidades de persistência, análise, criatividade, estratégia e atenção.

Através da montagem de blocos, as crianças exercitam a persistência ao tentar solucionar problemas, desenvolvem a criatividade ao criar estruturas únicas e aprimoram a atenção ao se concentrar nos detalhes e nas peças utilizadas.

– Jogos de Sequenciamento

Os jogos de sequenciamento são ótimos recursos para desenvolver a concentração das crianças. Esses jogos envolvem a necessidade de cumprir uma determinada ordem, como soletrar palavras, enumerar palavras relacionadas ou separar números pares de ímpares. Ao jogar esses jogos, as crianças são desafiadas a se concentrar e manter o foco para realizar as atividades corretamente, o que contribui para o desenvolvimento da concentração.

Uma forma divertida de utilizar os jogos de sequenciamento é através do jogo da memória. Nesse jogo, as cartas são viradas de cabeça para baixo e os jogadores precisam encontrar o par correspondente, virando duas cartas por vez. Essa atividade estimula a memória, a concentração e a habilidade de sequenciar e combinar informações.

Outra opção de jogo de sequenciamento é o jogo das palavras. Nesse jogo, as crianças devem sequenciar as letras para formar palavras corretas. Por exemplo, pode-se listar uma série de letras e as crianças devem organizá-las em palavras válidas, soletrando-as corretamente. Isso ajuda a desenvolver as habilidades de concentração, atenção e soletração.

Já o jogo de separar números pares de ímpares é uma atividade que estimula a concentração e a percepção dos padrões numéricos. As crianças recebem uma lista de números e precisam separá-los em duas colunas: uma para os números pares e outra para os números ímpares. Essa atividade requer atenção e habilidades de sequenciamento.

Os jogos de sequenciamento podem ser incorporados de forma lúdica e interativa nas atividades escolares. Além de desenvolver a concentração, esses jogos também promovem o raciocínio lógico, a organização e a capacidade de análise das crianças.

Exemplo de Jogo de Sequenciamento
NívelDescrição
 1. Fácil  Sequenciar números de 1 a 10
 2. Médio  Sequenciar letras do alfabeto
 3. Difícil  Sequenciar múltiplos de 5

Através desses exemplos de jogos de sequenciamento, os aprendizes são desafiados a sequenciar diferentes elementos, de acordo com o nível de dificuldade. Essas atividades estimulam a concentração, o pensamento lógico e a capacidade de sequenciar informações de forma correta.

– Atividades de Leitura

A leitura é uma atividade que promove o desenvolvimento da concentração. Incorporar atividades de leitura na sala de aula e em espaços terapêuticos é uma ótima maneira de incentivar os aprendizes a melhorarem sua capacidade de concentração. Essas atividades podem incluir rodas de leitura, projetos de leitura, debates em grupo sobre as leituras da semana, entre outros. A leitura também estimula diversas áreas do corpo e da mente, fortalecendo habilidades cognitivas e promovendo a concentração.

– Projetos de Leitura

Os projetos de leitura são uma excelente maneira de envolver os alunos com a leitura de forma mais dinâmica e interativa. Ao criar projetos de leitura, os professores podem despertar o interesse dos alunos pelo universo dos livros, incentivar a leitura diversificada e proporcionar momentos de discussão e reflexão.

Os projetos de leitura podem ser elaborados de diversas formas, como a criação de um clube do livro, a realização de atividades de dramatização baseadas em trechos de livros, a organização de feiras literárias dentro da escola, entre outras ideias criativas.

– Rodas de Leitura

As rodas de leitura são encontros em que os alunos têm a oportunidade de compartilhar suas experiências de leitura, trocar recomendações e discutir sobre os livros que estão lendo. Essas atividades criam um ambiente colaborativo e estimulam o interesse pela leitura, além de promoverem a concentração e o desenvolvimento da habilidade de expressão oral.

Nas rodas de leitura, os alunos podem apresentar resumos das obras, fazer indicações de leitura, debater diferentes pontos de vista e até mesmo elaborar trabalhos coletivos relacionados aos livros estudados.

4. Funções Cognitivas: A Base do Aprendizado e da Atenção

De acordo com Lezak (2004), a atenção é vista como um fenômeno complexo que está intimamente ligado a habilidades perceptivas, como visão e tato, bem como à memória, emoções e diferentes níveis de consciência.

As funções processadas no lobo frontal são chamadas de funções executivas e envolvem diversos processos cognitivos. A atenção é uma dessas funções executivas. Muitos quadros e síndromes neurológicas, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), apresentam a disfunção executiva como um dos principais sintomas.

Entre as funções cognitivas, a atenção destaca-se como uma das mais importantes, sendo essencial para a aquisição de novas informações e o aprendizado de novos conhecimentos. Ela pode ser dividida em atenção seletiva e sustentada. A atenção seletiva permite que a pessoa concentre-se no que realmente importa, ignorando distrações ao redor. Já a atenção sustentada envolve manter o foco por um período prolongado. O interesse também desempenha um papel crucial nesse processo, pois é ele que motiva o indivíduo a absorver informações e se dedicar ao aprendizado de um conteúdo.

A função executiva da atenção envolve uma série de processos cognitivos que permitem ao indivíduo direcionar e controlar o foco em um estímulo ou tarefa de forma eficiente. Esses processos são essenciais para a aprendizagem e o desempenho em diversas atividades, especialmente aquelas que exigem concentração prolongada.

Assista o vídeo do canal escola Técnica Geração sobre Atenção e Concentração são essenciais para a aprendizagem    https://www.youtube.com/watch?v=Scf-3JokIdw

Principais Aspectos da Função Executiva da Atenção

Aqui estão os principais aspectos dessa função executiva:

  1. Sustentação da Atenção: Refere-se à capacidade de manter o foco por um período contínuo, permitindo que a pessoa se concentre em uma atividade ou tarefa sem se dispersar. É crucial em tarefas de longo prazo, como ler um livro ou realizar uma prova.
  2. Foco Atencional: O foco é a habilidade de concentrar a atenção em um estímulo específico, filtrando as distrações ao redor. Isso permite que a pessoa direcione seus recursos mentais para o que é importante naquele momento.
  3. Fixação Atencional: Está relacionada à capacidade de “prender” a atenção em um determinado estímulo por um período de tempo, permitindo que a informação seja processada em profundidade.
  4. Seleção de Dados Relevantes: Este processo envolve a habilidade de identificar quais informações ou estímulos são importantes e merecem atenção, descartando aqueles que não são relevantes para a tarefa em questão. Essa filtragem ajuda a evitar a sobrecarga cognitiva.
  5. Evitação de Distratores: Implica na capacidade de ignorar estímulos que podem desviar a atenção, como ruídos, movimentos ou pensamentos irrelevantes, mantendo o foco na tarefa principal.

Essas funções executivas trabalham juntas para garantir que a atenção seja direcionada e mantida de forma eficiente, o que é essencial para o desempenho cognitivo e o sucesso em atividades cotidianas e escolares.

5. Jogos e Brincadeiras para Crianças com TDAH

As crianças com TDAH podem se beneficiar de jogos e brincadeiras específicas para desenvolver a concentração e lidar com os desafios que essa condição apresenta. Jogos de memória, jogos de tabuleiro, pintura, montagem de quebra-cabeças, jogo de adivinhação, brincadeiras corporais, entre outros, são bons recursos para estimular a concentração e o foco das crianças com TDAH. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais, além de permitirem que as crianças se divirtam enquanto trabalham suas habilidades de concentração.

O foco e a concentração são desafios comuns para crianças com TDAH. No entanto, ao selecionar jogos e brincadeiras adequados, é possível envolvê-las em atividades estimulantes que as ajudarão a aprimorar essas habilidades essenciais. A seguir, apresentamos algumas opções de jogos e brincadeiras que podem beneficiar as crianças com TDAH:

  1. Jogos de memória: Esses jogos estimulam a memória visual e a concentração. Por meio do processo de combinar pares de cartas, as crianças podem melhorar sua capacidade de focar e se lembrar de detalhes importantes.
  2. Jogos de tabuleiro: Esses jogos são excelentes para desenvolver habilidades de planejamento, estratégia e concentração. Jogos como “Banco Imobiliário” ou “Detetive” requerem que as crianças tomem decisões e se concentrem nas regras e nos movimentos dos outros jogadores.
  3. Pintura: A pintura é uma atividade criativa que promove a concentração e a expressão artística. Ao pintar, as crianças podem se concentrar nas cores, nos detalhes e nas formas, ajudando a desenvolver a atenção plena e a paciência.

A pintura é uma brincadeira que permite que a criança se concentre em um único ponto, trabalhando seu foco e atenção. Além disso, ela também estimula a criatividade e a expressão individual.

A montagem de quebra-cabeças é uma atividade desafiadora que requer concentração e perseverança. Ao tentar encaixar cada peça corretamente, as crianças precisam se concentrar nos detalhes e nas formas, desenvolvendo sua capacidade de resolver problemas e terminar uma tarefa até o fim.

Assista o vídeo do canal da NeuroSaber com o conteúdo sobre brincadeiras para aprendizes com TDAH   https://www.youtube.com/watch?v=VwJnmTjbZ_4&t=11s

Exemplos de jogos e brincadeiras para crianças com TDAH:
Jogo/BrincadeiraBenefícios
 1. Jogos de memória  Estimula a memória visual e a concentração
 2. Jogos de tabuleiro  Desenvolve habilidades de planejamento, estratégia e concentração
 3. Pintura  Promove a concentração, criatividade e expressão artística
 4. Montagem de quebra-cabeças  Desenvolve habilidades de resolução de problemas e concentração

Além dos jogos e brincadeiras mencionados, outras atividades corporais, como brincar de pular corda, amarelinha ou praticar esportes em equipe, também são benéficas para estimular a concentração e o foco das crianças com TDAH.

Em resumo, os jogos e brincadeiras são recursos valiosos para ajudar as crianças com TDAH a desenvolverem a concentração e lidarem com os desafios que essa condição apresenta. Ao proporcionar atividades lúdicas e estimulantes, os pais e educadores podem auxiliar no crescimento cognitivo, social e emocional dessas crianças, além de promover seu bem-estar e diversão.

Conclusão

Os recursos psicopedagógicos são ferramentas essenciais para ajudar a trabalhar a concentração e a atenção dos alunos na sala de aula. Atividades pedagógicas que estimulam a concentração, como relaxamento com música, atividades manuais, montagem de blocos, jogos de sequenciamento, atividades de leitura, entre outros, podem fazer a diferença no aprendizado das crianças. É importante que os professores conheçam e utilizem esses recursos para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento da concentração e da aprendizagem dos alunos.

FAQ

Quais são os recursos psicopedagógicos mais eficazes para trabalhar a concentração e a atenção dos alunos na sala de aula?

Alguns recursos psicopedagógicos eficazes para trabalhar a concentração e a atenção dos alunos incluem atividades de relaxamento com música, atividades manuais, montagem de blocos, jogos de sequenciamento e atividades de leitura.

Por que a concentração é importante para as crianças?

A concentração é importante para as crianças porque é por meio dela que elas desenvolvem a curiosidade e o desejo de aprender. Sem concentração, é difícil absorver e assimilar novos conhecimentos.

Como as atividades pedagógicas de relaxamento com música podem ajudar na concentração?

As atividades pedagógicas de relaxamento com música podem ajudar na concentração, pois a música tem o poder de ativar o centro de prazer do cérebro, liberando dopamina e proporcionando uma sensação de bem-estar. Além disso, atividades com música podem acalmar os alunos, estimular a memória, aliviar dores, promover o autoconhecimento, criar vínculos e melhorar a comunicação.

Como as atividades manuais podem estimular a concentração das crianças?

As atividades manuais estimulam a concentração das crianças, pois ao participarem dessas atividades, elas desenvolvem conceitos artísticos como cores e formas, estimulam o pensamento criativo e original, desenvolvem a perseverança e paciência, e melhoram suas capacidades comunicativas e sociais.

Qual é a importância da montagem de blocos para desenvolver a concentração?

A montagem de blocos é importante para desenvolver a concentração, pois essas atividades estimulam o desenvolvimento da coordenação motora, ajudam a desenvolver habilidades de persistência, análise, criatividade, estratégia e atenção. Através da montagem de blocos, as crianças exercitam a persistência ao tentar solucionar problemas, desenvolvem a criatividade ao criar estruturas únicas e aprimoram a atenção ao se concentrar nos detalhes e nas peças utilizadas.

Como os jogos de sequenciamento podem contribuir para desenvolver a concentração?

Os jogos de sequenciamento contribuem para desenvolver a concentração, pois esses jogos envolvem a necessidade de cumprir uma determinada ordem, como soletrar palavras, enumerar palavras relacionadas ou separar números pares de ímpares. Ao jogar esses jogos, as crianças são desafiadas a se concentrar e manter o foco para realizar as atividades corretamente.

De que forma as atividades de leitura ajudam no desenvolvimento da concentração?

As atividades de leitura ajudam no desenvolvimento da concentração, pois incorporar atividades de leitura na sala de aula é uma ótima maneira de incentivar os alunos a melhorarem sua capacidade de concentração. Essas atividades podem incluir rodas de leitura, projetos de leitura, debates em grupo sobre as leituras da semana, entre outros.

Quais são os jogos e brincadeiras recomendados para crianças com TDAH?

Jogos de memória, jogos de tabuleiro, pintura, montagem de quebra-cabeças, jogo de adivinhação, brincadeiras corporais, entre outros, são bons recursos para estimular a concentração e o foco das crianças com TDAH. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais, além de permitirem que as crianças se divirtam enquanto trabalham suas habilidades de concentração.

Quais são os recursos psicopedagógicos mais importantes para trabalhar a concentração e a atenção dos alunos na sala de aula?

Os recursos psicopedagógicos mais importantes para trabalhar a concentração e a atenção dos alunos na sala de aula incluem atividades de relaxamento com música, atividades manuais, montagem de blocos, jogos de sequenciamento e atividades de leitura.

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Auxiliadora Lemos
Auxiliadora Lemos

Sou Auxiliadora Lemos. Professora e Psicopedagoga Clínica com mais de 18 anos de experiência na área. Esse espaço é dedicado a assuntos da Psicopedagogia, para guiar estudantes, recém-formados e profissionais que estão começando na área. Meu objetivo é oferecer suporte, compartilhar conhecimentos, dar dicas de recursos e facilitar a transição acadêmica à prática psicopedagógica. Vamos explorar juntos o fascinante universo do desenvolvimento humano e da aprendizagem!

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