A avaliação psicopedagógica da escrita é essencial para identificar e diagnosticar as dificuldades de escrita em crianças e adolescentes. Essa avaliação envolve a análise dos processos mentais relacionados à escrita, como a organização das ideias, a gramática e a ortografia. Através dessa avaliação, é possível identificar os pontos fracos e as necessidades dos aprendizes, e guiar estratégias eficazes para melhorar sua habilidade escrita. A psicopedagogia desempenha um papel fundamental nesse processo, fornecendo o suporte necessário para ajudar o indivíduo a superar suas dificuldades.
A escrita é uma forma essencial de comunicação humana que permite a expressão de pensamentos, ideias e conhecimentos. A habilidade para escrever fluentemente se desenvolve com a idade (HAMSTRA-BLETZ; BLOTE, 1990; PERRON; COUMES, 1988) e a escolarização (GRAHAM et al., 1998). Isto é, esse processo se desenvolve progressivamente com o avanço da idade e da escolarização, refletindo o desenvolvimento cognitivo e o estímulo recebido no ambiente educativo.
Desde as primeiras fases, em que a criança aprende a desenhar formas e traçar letras, até os projetos mais avançados, onde a escrita se torna uma ferramenta complexa para argumentar, descrever e criar, essa habilidade depende de uma combinação de fatores. Aspectos motores, como a coordenação motora fina, cognitivos, como a capacidade de simbolização, e socioemocionais, como a autoconfiança, são fundamentais para o pleno desenvolvimento da escrita. Assim, a escolarização contínua e adequada desempenha um papel crucial, promovendo o desenvolvimento dessa habilidade e proporcionando oportunidades de aprimoramento nas diversas etapas do aprendizado.
O Papel da Psicopedagogia na Identificação das Dificuldades de Escrita
A Psicopedagogia exerce um papel fundamental na identificação das dificuldades de escrita, auxiliando na compreensão dos fatores que impactam o desenvolvimento dessa habilidade essencial. Por meio de uma avaliação cuidadosa e abrangente, o psicopedagogo investiga aspectos cognitivos, emocionais, pedagógicos e até mesmo motores que podem interferir na aquisição e no aprimoramento da escrita.
Esse processo vai além da análise dos erros ortográficos ou caligráficos, buscando compreender como o aluno processa e organizar as informações para expressar-se por escrito. Dessa forma, a Psicopedagogia permite não apenas a identificação de dificuldades específicas, como dislexia e disortografia, mas também o planejamento de intervenções personalizadas que visam melhorar as habilidades de escrita e, consequentemente, promover a autoestima e o desejo.
O psicopedagogo tem o conhecimento e as habilidades necessárias para analisar os processos mentais relacionados à escrita, como a compreensão da estrutura textual, a organização das ideias e as habilidades gramaticais e ortográficas. Através da avaliação psicopedagógica, o profissional pode identificar as áreas em que o aluno apresenta dificuldades e desenvolver estratégias personalizadas para auxiliá-lo a melhorar sua habilidade escrita.
O Processo de Diagnóstico/Avaliação Psicopedagógica da Escrita
O diagnóstico é realizado através da avaliação psicopedagógica, que identifica as dificuldades do aluno e suas necessidades específicas. O processo de avaliação psicopedagógica da escrita é uma etapa crucial para compreender as dificuldades e o nível de desenvolvimento das habilidades escritas de um aprendiz. Essa avaliação permite ao psicopedagogo analisar, de forma detalhada, os aspectos envolvidos na escrita, para isso, são utilizados diferentes métodos e instrumentos para identificar as dificuldades de escrita do aluno. Esses podem incluir testes de habilidades de escrita, observação do comportamento durante a escrita e análise de produções escritas. Através dessas avaliações, o psicopedagogo pode identificar as áreas em que o aluno apresenta dificuldades, como ortografia, gramática, organização das ideias e expressão escrita.
Durante o processo, o profissional coleta informações abrangentes por meio de entrevistas, observações e instrumentos padronizados que avaliam as capacidades de escrita em suas diversas facetas. Esse exame inclui a análise da precisão ortográfica, que indica a habilidade de escrever palavras corretamente, da qualidade caligráfica, relacionada à legibilidade e fluidez, e da produção textual, que reflete a organização e coerência da ideia.
Além disso, a avaliação psicopedagógica busca entender como fatores cognitivos, emocionais e pedagógicos podem estar influenciando o desempenho na escrita. Esses dados ajudam a traçar o perfil do aprendizado e permitem ao psicopedagogo identificar possíveis deficiências e estabelecer um plano de intervenção específico e direcionado às necessidades do aluno.
Com base nos resultados da avaliação, o psicopedagogo desenvolve um plano de intervenção personalizado, estabelecendo metas e estratégias para melhorar a habilidade escrita do aluno. As estratégias podem incluir atividades práticas para aprimorar a ortografia e a gramática, exercícios de organização das ideias e práticas de escrita criativa. Essas atividades são adaptadas às necessidades específicas do aluno, visando melhorar suas habilidades de escrita de forma gradual e eficaz.
O objetivo final desse processo não é apenas diagnosticar, mas também promover a evolução das habilidades de escrita, fortalecendo a comunicação escrita e aumentando o sucesso acadêmico. Portanto, essa avaliação envolve várias etapas, que permitem ao psicopedagogo obter uma compreensão abrangente das habilidades de escrita de um aluno e desenvolver estratégias adequadas de intervenção. A seguir vamos explorar como é coletado as informações:
1. Entrevista de Anamnese
O primeiro passo na avaliação é a anamnese. Weiss, 2008, p.63, considera a entrevista de anamnese um dos pontos cruciais de um bom diagnóstico. E ela que possibilita a integração das dimensões de passado, presente e futuro do paciente, permitindo perceber a construção ou não de sua própria continuidade e das diferentes gerações, ou seja, é uma anamnese da família.
Na entrevista de anamnese o psicopedagogo coleta informações sobre o histórico educacional do aluno e suas experiências prévias com a escrita. Isso inclui a análise de fatores como o ambiente escolar, o desenvolvimento cognitivo, a exposição prévia a atividades de escrita, entre outros. A anamnese fornece um contexto importante para a compreensão das dificuldades específicas do aprendiz.
2. Técnicas e Instrumentos de Avaliação
Após a anamnese, são empregadas diferentes técnicas e instrumentos de avaliação para analisar as habilidades de escrita do aluno. Segundo Weiss, 2008, p. 105, o uso de testes e provas não é necessário num diagnóstico psicopedagógico. Ele representa um recurso mais a ser explorado pelo terapeuta em alguns casos. É uma complementação que funciona com situações estimuladoras que provocam reações variadas, às vezes intensas, em pouco espaço de tempo. Por essa razão, considere que não existe nenhuma bateria ideal de testes.
Assim, Weiss (2008) sugere que os testes e provas, embora úteis, não são elementos essenciais no diagnóstico psicopedagógico, mas sim uma ferramenta opcional. Ela afirma que esses instrumentos devem ser vistos como recursos complementares que, em determinadas situações, ajudam o psicopedagogo a observar como o indivíduo reage a estímulos específicos. Esse tipo de avaliação é caracterizado por fornecer um ambiente controlado onde reações variadas podem ser observadas em curto espaço de tempo, oferecendo insights sobre o comportamento e as respostas dos indivíduos em contextos desafiadores. No entanto, Weiss reforça que não existe uma “bateria de testes ideal”, pois cada diagnóstico deve ser adaptado ao contexto e às necessidades específicas do aluno, sem depender exclusivamente de avaliações padronizadas.
Essas técnicas podem incluir testes específicos para avaliar a ortografia, a gramática, a organização das ideias e a estrutura textual. Além disso, as observações comportamentais e a análise de produções escritas individuais também são utilizadas para obter uma visão abrangente do desempenho do aluno.
3. Identificação de Áreas de Dificuldades
Na avaliação psicopedagógica completa da escrita, é fundamental utilizar uma variedade de instrumentos que explorem os principais aspectos dessa competência complexa. Três pilares ganham destaque nesse processo: A Ortografia, que diz respeito ao domínio das regras gramaticais e à precisão no uso das letras e palavras; A Caligrafia, que se refere à qualidade e legibilidade da escrita à mão, permitindo avaliar a coordenação motora fina e a clareza visual do texto; e a Produção Textual, que oferece uma visão sobre a capacidade do indivíduo em organizar e expressar suas ideias de forma coesa, coerente e criativa. Esses três componentes não apenas ajudam a identificar desafios específicos na escrita, mas também fornecem uma base para instruções específicas, promovendo uma comunicação escrita eficaz e expressiva.
Com base nos resultados da avaliação, o psicopedagogo identifica as áreas específicas em que o aluno apresenta dificuldades na escrita. Essas dificuldades podem variar desde problemas ortográficos e gramaticais até dificuldades em expressar ideias de forma clara e organizada. Compreender essas áreas de dificuldade é essencial para desenvolver estratégias de intervenção direcionadas e eficazes.
4. Estratégias de Intervenção
Uma vez identificadas as áreas de dificuldade, o psicopedagogo desenvolve estratégias de intervenção adaptadas às necessidades individuais do aluno. Essas estratégias podem incluir atividades práticas para melhorar a ortografia e a gramática, exercícios de organização das ideias, práticas de escrita diárias e o uso de recursos educacionais específicos. As estratégias de intervenção são projetadas de forma personalizada para incentivar o progresso do aluno e melhorar sua habilidade escrita.
No processo de avaliação psicopedagógica da escrita, cada etapa é cuidadosamente projetada para fornecer uma visão abrangente das habilidades de escrita de um aluno e desenvolver estratégias eficazes de intervenção. Ao identificar as dificuldades específicas do aluno e fornecer o suporte necessário, os psicopedagogos desempenham um papel essencial no auxílio aos alunos a superarem suas dificuldades e se tornarem escritores mais confiantes e competentes.
Etapas do Processo de Diagnóstico e Avaliação da Escrita |
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1. Anamnese – coleta de informações sobre o histórico educacional e experiências prévias do aluno com a escrita |
2. Técnicas e Instrumentos de Avaliação Psicopedagógica – utilização de diferentes técnicas e instrumentos de avaliação para identificar as dificuldades de escrita |
3. Identificação das Áreas de Dificuldade – análise dos resultados da avaliação para identificar as principais áreas em que o aluno apresenta dificuldades de escrita |
4. Desenvolvimento do Plano de Intervenção – criação de estratégias e atividades personalizadas para melhorar a habilidade escrita do aluno |
5. Implementação da Intervenção – realização das atividades e monitoramento contínuo do progresso do aluno |
6. Ajustes e Acompanhamento – realização de ajustes nas estratégias conforme necessário e acompanhamento do progresso do aluno ao longo do tempo |
As Principais Dificuldades de Escrita Identificadas na Avaliação Psicopedagógica
Conforme apontam Coll e Martín (2006), avaliar o aprendizado de um aluno significa determinar o grau de desenvolvimento das capacidades previstas nos objetivos gerais da etapa educacional. Para que o estudante possa construir significado com as novas aprendizagens propostas, é fundamental considerar seus conhecimentos prévios, sendo essa a função principal da avaliação das competências curriculares. Entre os métodos avaliativos, destacam-se: escrita livre e dirigida, para examinar grafia, ortografia e produção textual (tanto na forma quanto no conteúdo); leitura, com foco na decodificação e compreensão; testes de níveis de pensamento e de outras funções cognitivas; cálculos; jogos simbólicos e estruturados; e atividades de desenho para análise do grafismo.
Durante a avaliação psicopedagógica da escrita, são identificadas diversas dificuldades que podem estar prejudicando o desempenho do aluno. Algumas das principais dificuldades de escrita identificadas incluem:
- Problemas com a ortografia;
- Gramática inadequada;
- Falta de organização das ideias;
- Dificuldade em construir textos coerentes;
- Dificuldades de expressão escrita.
Essas dificuldades podem variar de aluno para aluno, e é importante que o psicopedagogo faça uma análise detalhada das habilidades e dificuldades específicas de cada indivíduo.
A seguir, apresentamos uma tabela com exemplos de dificuldades de escrita identificadas na avaliação psicopedagógica:
Tipo de Dificuldade | Exemplo |
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1. Ortografia | – Erros frequentes na grafia de palavras |
2. Gramática | – Uso incorreto dos tempos verbais |
3. Organização das ideias | – Dificuldade em estruturar um texto de forma lógica |
4. Coerência textual | – Desconexão de ideias na produção escrita |
5. Expressão escrita | – Dificuldade em expressar pensamentos de forma clara e coesa |
Essa análise cuidadosa das dificuldades de escrita permite ao psicopedagogo desenvolver estratégias personalizadas para auxiliar cada aluno a superar seus desafios e aprimorar suas habilidades na escrita.
Importância da Intervenção Psicopedagógica na Superação das Dificuldades de Escrita
Segundo Vasconcelos (2002), uma vez recolhidas as informações essenciais para a avaliação, o psicopedagogo realiza intervenções centradas na superação das dificuldades de aprendizagem, aplicando-as de maneira adequada em cada contexto. A avaliação tem como propósito reorganizar o cotidiano escolar e familiar da criança, e é importante que seja direcionada com esse objetivo. Avaliar apenas para explicar um processo de alheio ao comprometimento com o aluno e sua aprendizagem não atende a esse propósito. Em termos práticos, “a avaliação nada mais é do que identificar necessidades e se comprometer com a superação dessas dificuldades” (VASCONCELOS, 2002, p. 83).
A partir do diagnóstico, o psicopedagogo desenvolve um plano de intervenção personalizado, que inclui estratégias e atividades direcionadas para a melhoria da habilidade escrita. A intervenção é realizada de forma contínua, monitorando o progresso do aluno e ajustando as estratégias conforme necessário.
O psicopedagogo trabalha de perto com o aluno, fornecendo suporte e orientação durante todo o processo de intervenção. O objetivo final é ajudar o aluno a superar suas dificuldades de escrita e desenvolver uma habilidade escrita mais eficaz e confiante.
Seguem abaixo exemplos de estratégias que podem ser utilizadas na intervenção de dificuldades de escrita:
- Atividades de leitura e escrita para aumentar a fluência e a compreensão;
- Jogos e exercícios interativos para fortalecer a ortografia e gramática;
- Técnicas de organização das ideias, como mapas mentais e esquemas;
- Estímulo à criatividade e expressão escrita através de atividades de escrita criativa;
- Feedback construtivo para orientar o aluno na melhoria da escrita;
- Práticas de revisão e edição para aprimorar a qualidade dos textos.
A intervenção em dificuldades de escrita pode levar tempo e exigir paciência tanto do psicopedagogo quanto do aluno. No entanto, com a orientação adequada, o aluno pode desenvolver sua habilidade escrita de forma significativa e superar suas dificuldades. A intervenção psicopedagógica é uma ferramenta poderosa para proporcionar o suporte necessário e ajudar os alunos a se tornarem escritores mais confiantes e habilidosos.
Por conseguinte, a intervenção psicopedagógica é fundamental na superação das dificuldades de escrita. Com um trabalho personalizado, o psicopedagogo desenvolve estratégias específicas para melhorar a habilidade escrita do aluno, oferecendo suporte essencial nessa jornada. Veja algumas sugestões de estratégias para direcionar o trabalho interventivo.
1: Foco na Transformação
A psicopedagogia se revela um parceiro fundamental na superação das dificuldades de escrita. Através de um trabalho individualizado, o psicopedagogo transforma desafios em oportunidades, desenvolvendo estratégias que impulsionam a habilidade escrita do aluno. Em um ambiente acolhedor e motivador, a confiança é reconstruída e o potencial é desbloqueado. Com técnicas eficazes, a organização das ideias é aprimorada, permitindo que o aluno expresse seus pensamentos de forma clara e concisa. Além disso, a intervenção psicopedagógica garante um sólido domínio da gramática e da ortografia, tornando a escrita mais precisa e segura.
2: Foco na Jornada Personalizada
A jornada para superar as dificuldades de escrita ganha um novo significado com a intervenção psicopedagógica. Em um processo personalizado, o psicopedagogo acompanha o aluno de perto, oferecendo o suporte necessário para desenvolver suas habilidades. Ao superar desafios como a organização das ideias e as regras gramaticais, o aluno se torna mais confiante e capaz de expressar seus pensamentos de forma clara e eficaz. A psicopedagogia não apenas corrige erros, mas também constrói uma base sólida para uma escrita fluente e autêntica.
3: Foco no Empoderamento do Aluno
A psicopedagogia empodera o aluno a superar as dificuldades de escrita e a alcançar seu pleno potencial. Através de um trabalho individualizado e motivador, o psicopedagogo desenvolve estratégias que permitem ao aluno organizar suas ideias, aprimorar sua gramática e ortografia e, consequentemente, expressar-se com mais clareza e segurança. O objetivo final é que o aluno se torne um escritor mais autônomo e confiante.
Com a intervenção psicopedagógica adequada, o aluno adquire as habilidades necessárias para superar suas dificuldades e desenvolver uma escrita mais eficaz. O suporte oferecido pelo psicopedagogo é essencial para que o aluno se sinta confiante e motivado, criando as bases para um futuro de sucesso na escrita.
Estratégias de Intervenção Psicopedagógica para Melhorar a Habilidade Escrita
Na intervenção psicopedagógica são aplicadas estratégias personalizadas e eficazes que visam melhorar a escrita e superar as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Uma das estratégias utilizadas é o desenvolvimento de atividades práticas voltadas para o aprimoramento das habilidades de ortografia e gramática. Essas atividades ajudam os alunos a compreender e aplicar corretamente as regras da língua, melhorando a qualidade da escrita.
A promoção da leitura e escrita como práticas diárias também é uma estratégia importante. Estimular o hábito da leitura e incentivar a escrita regularmente ajuda os alunos a expandir o vocabulário, adquirir fluência textual e melhorar a capacidade de expressar suas ideias por escrito.
A utilização de jogos educativos é outra estratégia eficaz na intervenção psicopedagógica. Esses jogos estimulam a criatividade e a expressão escrita, tornando o aprendizado da escrita mais divertido e envolvente para os alunos.
O acompanhamento individualizado também é essencial na intervenção psicopedagógica. Com ele, é possível identificar as dificuldades específicas de cada aluno, desenvolver estratégias adaptadas às suas necessidades e monitorar o progresso ao longo do tempo.
Veja o vídeo do canal Compartilhando Ideias Neuroeducação, sobre Intervenção Psicopedagógica https://www.youtube.com/watch?v=8QoaP_nGVfo
A Importância da Psicopedagogia na Educação Brasileira
A psicopedagogia desempenha um papel crucial na educação brasileira, especialmente no que diz respeito à identificação e intervenção nas dificuldades de escrita. O trabalho do psicopedagogo é fundamental para garantir que os alunos recebam o suporte necessário para superar suas dificuldades e desenvolver suas habilidades de escrita.
Além disso, a psicopedagogia contribui para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, fornecendo estratégias e técnicas que podem ser aplicadas em sala de aula e auxiliando os professores no desenvolvimento de abordagens mais eficazes para o ensino da escrita.
Com a contribuição da psicopedagogia, os educadores podem adotar métodos personalizados de ensino, identificando as necessidades individuais dos alunos e criando planos de intervenção específicos para o desenvolvimento da habilidade escrita.
Através da parceria entre psicopedagogos e professores, os estudantes são apoiados de forma abrangente, garantindo que recebam a atenção necessária para superar as dificuldades identificadas. O trabalho conjunto entre esses profissionais promove um ambiente educacional mais inclusivo, focado no desenvolvimento integral de cada aluno.
É importante ressaltar que a psicopedagogia não apenas auxilia nos aspectos técnicos e acadêmicos da escrita, mas também considera as questões socioemocionais envolvidas nesse processo. Dessa forma, o psicopedagogo pode ajudar os alunos a superarem bloqueios, inseguranças e baixa autoestima relacionados à escrita, proporcionando um ambiente de aprendizado acolhedor e encorajador.
A contribuição da psicopedagogia na educação brasileira é fundamental para promover a inclusão e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita de forma plena. Através de uma abordagem integrada e personalizada, a psicopedagogia desempenha um papel essencial no fortalecimento do processo educativo e no sucesso acadêmico dos alunos.
Conclusão
A avaliação psicopedagógica da escrita desempenha um papel fundamental na identificação e diagnóstico das dificuldades de escrita em crianças e adolescentes. Por meio desse processo de avaliação, é possível desenvolver estratégias personalizadas para auxiliar o aluno a superar suas dificuldades e aprimorar sua habilidade escrita.
A psicopedagogia desempenha um papel essencial nesse processo, fornecendo o suporte necessário para garantir que os alunos recebam a ajuda de que precisam. Com uma intervenção psicopedagógica adequada, os alunos podem adquirir as competências necessárias para se tornarem escritores eficazes e confiantes.
É importante destacar a importância da avaliação psicopedagógica da escrita dentro do contexto educacional. Ao identificar e diagnosticar as dificuldades de escrita, os profissionais psicopedagogos podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, melhorando seu desempenho acadêmico e promovendo sua inclusão no processo de aprendizagem.
Em suma, a avaliação psicopedagógica da escrita é um passo crucial para identificar as dificuldades de escrita em crianças e adolescentes, permitindo a implementação de estratégias eficazes de intervenção. A psicopedagogia desempenha um papel fundamental nesse processo, fornecendo o suporte necessário para ajudar os alunos a desenvolver habilidades de escrita adequadas e se tornarem escritores competentes.
FAQ
O que é avaliação psicopedagógica da escrita?
A avaliação psicopedagógica da escrita é um processo que visa identificar e diagnosticar as dificuldades de escrita em crianças e adolescentes, analisando os processos mentais relacionados a essa habilidade.
Qual é o papel da psicopedagogia na identificação das dificuldades de escrita?
A psicopedagogia desempenha um papel crucial na identificação das dificuldades de escrita, pois possui o conhecimento e as habilidades necessárias para analisar os processos mentais envolvidos na escrita, como a compreensão da estrutura textual e as habilidades gramaticais e ortográficas.
Como é realizado o processo de avaliação psicopedagógica da escrita?
O processo de avaliação psicopedagógica da escrita envolve a coleta de informações através de uma anamnese, o uso de diferentes técnicas e instrumentos de avaliação, como testes de habilidades de escrita e a análise de produções escritas.
Qual é a importância da intervenção psicopedagógica na superação das dificuldades de escrita?
A intervenção psicopedagógica é fundamental para auxiliar o aluno a superar suas dificuldades de escrita, desenvolvendo estratégias personalizadas para melhorar sua habilidade escrita e fornecendo o suporte necessário para garantir seu progresso.
Quais são as principais dificuldades de escrita identificadas na avaliação psicopedagógica?
Algumas das principais dificuldades de escrita identificadas na avaliação psicopedagógica incluem problemas com a ortografia, gramática inadequada, falta de organização das ideias e dificuldade em construir textos coerentes.
Quais estratégias de intervenção psicopedagógica podem ser utilizadas para melhorar a habilidade escrita?
Dentre as estratégias de intervenção psicopedagógica para melhorar a habilidade escrita estão o desenvolvimento de atividades práticas para aprimorar as habilidades de ortografia e gramática, a promoção da leitura e escrita como práticas diárias e o uso de jogos educativos para estimular a criatividade e expressão escrita.
Como funciona o diagnóstico e intervenção em dificuldades de escrita?
O diagnóstico de dificuldades de escrita é realizado através da avaliação psicopedagógica, e a intervenção é feita através do desenvolvimento de um plano personalizado, que inclui estratégias e atividades direcionadas para a melhoria da habilidade escrita.
Qual é a importância da psicopedagogia na educação brasileira?
A psicopedagogia desempenha um papel crucial na educação brasileira, fornecendo estratégias e técnicas que podem ser aplicadas em sala de aula, auxiliando os professores a desenvolver abordagens mais eficazes para o ensino da escrita e garantindo que os alunos recebam o suporte necessário para superar suas dificuldades.
Qual é a importância da avaliação psicopedagógica da escrita?
A avaliação psicopedagógica da escrita é fundamental para identificar e diagnosticar as dificuldades de escrita, permitindo o desenvolvimento de estratégias personalizadas de intervenção e auxiliando os alunos a melhorar sua habilidade escrita.
Links de Fontes
- https://www.posuscs.com.br/quais-as-etapas-da-avaliacao-psicopedagogica/noticia/2852
- https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/2691/1/MRS28112016.pdf
- https://www.ellocursos.com.br/intervencao-psicopedagogica/
- Weiss, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia Clínica – uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro. Lamparina, 2008
- COLL, César; MARTÍN, Emília. O construtivismo na sala de aula. 6. Ed. Itapecerica: Editora Ática, 2006.
- VASCONCELLOS, Celso. Avaliação da aprendizagem: construindo uma práxis. In: Temas em educação – 1º Livro da Jornadas de 2002. Futuro Eventos.