A psicopedagogia desempenha um papel fundamental no sistema escolar para compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Ela busca oferecer meios e estratégias eficazes para superar esses problemas e promover um desenvolvimento educacional pleno.
Para lidar com as dificuldades de aprendizagem, é essencial contar com profissionais especializados nessa área, como os psicopedagogos. Esses profissionais são responsáveis por identificar as causas das dificuldades e desenvolver estratégias pedagógicas adequadas para cada caso.
O desenvolvimento educacional dos alunos depende da superação dessas dificuldades, e é aí que a psicopedagogia se mostra como uma abordagem eficaz. Por meio de técnicas e recursos específicos, o psicopedagogo auxilia os estudantes a desenvolverem suas habilidades e competências, proporcionando uma aprendizagem significativa.
As estratégias psicopedagógicas são variadas e adaptadas às necessidades individuais de cada aluno. Elas envolvem desde a reorganização do ambiente de ensino até o uso de recursos lúdicos e tecnológicos para estimular a participação ativa dos estudantes.
Ao promover uma abordagem que valoriza a individualidade de cada aluno e considera suas particularidades, a psicopedagogia contribui para o desenvolvimento educacional pleno, garantindo que todos os estudantes tenham oportunidades igualitárias de aprendizado.
Portanto, a psicopedagogia desempenha um papel essencial no contexto das dificuldades de aprendizagem, oferecendo abordagens eficazes para superar esses obstáculos e promover o pleno desenvolvimento educacional dos alunos.
O Papel do Psicopedagogo no Contexto Escolar
O psicopedagogo desempenha um papel significativo no contexto escolar ao atuar no entendimento e enfrentamento dos problemas de aprendizagem dos alunos. Ele é um profissional que possui conhecimentos e técnicas específicas para lidar com as dificuldades que surgem no processo educativo. Para isso, o psicopedagogo considera diversos aspectos, como o sujeito, a família, a escola e a sociedade.
Segundo Berlim e Portella (2007, apud Araujo, 2014, p. 25), o papel do psicopedagogo escolar inclui o entendimento profundo e crítico do sistema educacional em que atua, com o propósito de oferecer suporte para debates e reflexões sobre as práticas educacionais. A função do psicopedagogo abrange a equipe gestora e pedagógica — incluindo supervisores, orientadores educacionais, psicólogos escolares, professores, alunos, pais e demais funcionários — de forma a ampliar a compreensão dos fatores que podem interferir no funcionamento da escola, desempenhando, assim, um papel fundamental na constante análise e revisão do sistema escolar e de sua prática.
Conforme Porto (2011, p. 132), o psicopedagogo institucional utiliza uma variedade de métodos e fontes de dados para desenvolver uma análise abrangente das questões educacionais. Sua atuação envolve o uso de técnicas como observação, diálogos informais, entrevistas e análise de documentos. Além disso, ele interage com diversos tipos de participantes — desde autoridades educacionais, como secretarias de educação e superintendências, até orientadores educacionais, especialistas em currículo, diretores e professores. Essas interações ocorrem em diferentes contextos, incluindo reuniões, workshops e outras atividades institucionais. Esse trabalho diversificado permite ao psicopedagogo institucional obter uma visão específica das dinâmicas e necessidades da instituição educacional, facilitando uma intervenção mais eficaz e contextualizada.
Diante do exposto, o psicopedagogo no contexto escolar, desempenha um papel fundamental no processo educacional, atuando como mediador e facilitador de práticas reflexivas e transformadoras dentro das instituições. De acordo com Berlim e Portella (2007) e Porto (2011), esse profissional não apenas oferece subsídios para discussão que envolve toda a equipe escolar, incluindo diretores, professores, pais e alunos, como também utiliza uma variedade de métodos e fontes de dados (como observação e entrevistas) para construir uma compreensão ampla das características que influenciam o ambiente escolar. A partir dessa análise abrangente, o psicopedagogo é capaz de identificar obstáculos e propor intervenções que promovam a melhoria contínua da prática educativa e o desenvolvimento de uma dinâmica escolar mais inclusiva e eficiente.
O psicopedagogo atua no contexto escolar para entender e enfrentar os problemas de aprendizagem dos alunos. Ele considera diferentes aspectos, como o sujeito, a família, a escola e a sociedade, buscando realizar intervenções pedagógicas eficazes.
Feldmann (2017, p. 6) destaca que o papel do psicopedagogo no contexto escolar envolve identificar possíveis barreiras no processo de aprendizagem, promover a integração e o intercâmbio nas relações da comunidade escolar e, ainda, fornecer orientações metodológicas adequadas às necessidades individuais e grupos dos estudantes. Além disso, inclui-se em suas funções a orientação educacional, vocacional e ocupacional, que pode ser realizada tanto individualmente quanto em grupo.
A Psicopedagogia Educacional tem como objetivo estimular professores, gestores e coordenadores a refletirem sobre o papel da escola diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Para que o psicopedagogo desenvolva um trabalho eficaz, é necessário que ele consiga conquistar seu espaço no ambiente escolar. No entanto, essa inserção nem sempre é fácil, pois muitas instituições acreditam que a presença de um ensino orientado é suficiente para atender a todas as demandas relacionadas ao aprendizado.
Conforme Feldmann (2017, p. 7), o psicopedagogo, sob uma abordagem terapêutica, atua no tratamento das dificuldades de aprendizagem, diagnosticando-as e aplicando técnicas de intervenção. Esse trabalho inclui orientação a pais e professores e a colaboração com outros profissionais das áreas de psicologia, psicomotricidade, fonoaudiologia e educação. Isso ocorre porque as dificuldades de aprendizagem têm origens multifatoriais e, muitas vezes, exigem uma abordagem integrada e multidisciplinar para um tratamento eficaz.
Psicopedagogia no Ambiente Escolar: Soluções para as Dificuldades de Aprendizagem
As escolas são instituições essenciais para o desenvolvimento de competências e habilidades, e a Psicopedagogia se destaca nesse contexto como uma abordagem que pode ser conduzida de forma multidisciplinar, em colaboração com outros profissionais da educação. Esse trabalho conjunto permite uma compreensão mais ampla e aprofundada do complexo processo de ensino e aprendizagem. O psicopedagogo desempenha um papel vital ao identificar e intervir em dificuldades de aprendizagem, levando em conta diversos fatores que influenciam o desempenho dos alunos.
Levando isso em conta, no ambiente escolar, a psicopedagogia desempenha um papel fundamental ao oferecer suporte para superar dificuldades de aprendizagem, que serão barreiras significativas ao sucesso acadêmico quando associados a transtornos como dislexia, TDAH, e discalculia. Assim, a psicopedagogia se destaca ao propor intervenções que compartilham as particularidades de cada estudante, buscando identificar não apenas os obstáculos enfrentados, mas também as estratégias para superá-los.
Por meio de métodos práticos e teóricos, o psicopedagogo contribui para adaptar o ambiente e os métodos de ensino, facilita a aquisição de competências e habilidades para o progresso acadêmico e pessoal do aluno. Esta atuação é vital para a construção de uma educação mais inclusiva e igualitária, onde o papel da psicopedagogia se amplia e se consolida como peça-chave para a transformação educacional.
No ambiente escolar, o psicopedagogo adota uma abordagem que vai além do ensino convencional. Ele busca compreender o aluno de forma global, levando em consideração suas características individuais, suas habilidades e dificuldades específicas. Por meio das diversas ferramentas à disposição como indicado anteriormente (técnicas de observação, diálogos informais, entrevistas, aplicação de testes e análise de documentos), o psicopedagogo mantém uma atenção especial às condições em que o aluno chega ao atendimento.
É essencial identificar os bloqueios que afetam o processo de aprendizagem, e essa identificação valida o trabalho profissional, embora o tempo para alcançar esses resultados possa variar. Não há um prazo específico para resolver todas as questões relacionadas à aprendizagem, mas o primeiro passo é sempre parte importante da evolução do paciente. Quando a escola e a família se envolvem e direcionam apoio para uma criança com dificuldades, ela começa a acreditar em suas próprias capacidades, e quanto mais motivada se sentir, melhores serão os resultados
A Psicopedagogia, como aponta Andrade (1998, p. 33), é um campo de conhecimento que dialoga com diversas áreas, visando promover uma compreensão mais abrangente do processo ensino-aprendizagem.
Algumas Soluções para as Dificuldades de Aprendizagem:
As dificuldades de aprendizagem são complexas e multifatoriais, exigindo abordagens personalizadas e integradas. Não existe uma solução única, mas sim um conjunto de estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar os alunos a superarem seus desafios.
As dificuldades de aprendizagem podem ser superadas com o apoio adequado. Ao buscar ajuda especializada e adotar as estratégias adequadas, é possível garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver.
- Identificação Precoce: A detecção das dificuldades o mais cedo possível é fundamental para a intervenção eficaz. A escola, a família e os profissionais da saúde devem estar atentos a sinais como dificuldades de concentração, memória e organização, problemas de leitura e escrita, dificuldades em seguir instruções e baixo desempenho escolar, entre outros.
- Avaliação Completa: Uma avaliação completa e multidisciplinar é essencial para identificar as causas das dificuldades e definir as estratégias de intervenção mais adequadas.
- Intervenção Psicopedagógica: O acompanhamento de um psicopedagogo pode auxiliar o aluno a desenvolver estratégias de estudo, a superar suas dificuldades e a desenvolver sua autoestima. O psicopedagogo pode, portanto auxiliar o aluno a desenvolver estratégias de estudo, a organizar o pensamento e a superar as dificuldades emocionais relacionadas à aprendizagem. O psicopedagogo pode utilizar diversas técnicas e recursos para auxiliar o aluno, como:
- Atividades lúdicas: Jogos e brincadeiras que estimulam o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem.
- Material didático adaptado: Livros, jogos e materiais que facilitem a compreensão dos conteúdos.
- Técnicas de estudo: Estratégias para organizar o estudo, memorizar informações e realizar as tarefas escolares.
- Atendimento individualizado: Sessões individuais para trabalhar as dificuldades específicas do aluno.
- Adaptações Curriculares: A escola pode oferecer adaptações curriculares e nas avaliações para atender às necessidades do aluno com dificuldades de aprendizagem e para atender às necessidades específicas do aluno, como materiais didáticos adaptados, tempo extra para realizar as atividades e uso de recursos tecnológicos.
- Uso de Tecnologias Assistivas: Ferramentas como softwares de leitura, dicionários eletrônicos, sintetizadores de voz e tablets podem facilitar o acesso ao conteúdo e a realização das atividades.
- Apoio da Família: A família desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem do aluno. É importante que os pais sejam orientados sobre como auxiliar o filho em casa e como estabelecer uma rotina de estudos.
- Trabalho em Equipe: A escola, a família e os profissionais da saúde devem trabalhar em conjunto para oferecer um atendimento integral ao aluno. A colaboração entre esses profissionais é essencial para garantir o sucesso do aluno.
- Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais: O desenvolvimento de habilidades como autoconfiança, persistência e controle emocional pode auxiliar o aluno a lidar com as dificuldades e a alcançar seus objetivos.
- Enriquecimento do Ambiente de Aprendizagem: Um ambiente de aprendizagem rico e estimulante pode favorecer o desenvolvimento cognitivo e social do aluno.
- Atendimento multidisciplinar: Em alguns casos, pode ser necessário o acompanhamento de atendimento especializado com outros profissionais, como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e neurologistas.
Outras Estratégias Importantes:
- Ambiente de aprendizagem favorável: Um ambiente tranquilo, organizado e estimulante contribui para o aprendizado.
- Flexibilidade: É importante oferecer diferentes formas de aprender, permitindo que o aluno escolha a que melhor se adapta ao seu estilo de aprendizagem.
- Reforço positivo: Reconhecer e valorizar os progressos do aluno é fundamental para manter sua motivação.
- Continuação dos estudos: É importante garantir que o aluno tenha acesso a oportunidades de aprendizado contínuo, mesmo após a conclusão da escolaridade.
Exemplos de Estratégias Específicas para Diferentes Tipos de Dificuldades:
- Dislexia: Utilização de materiais com letra bastão, treino de consciência fonológica, leitura em voz alta.
- Discalculia: Utilização de materiais manipulativos, jogos matemáticos, representações visuais de números.
- TDAH: Divisão de tarefas em partes menores, organização do ambiente de estudo, uso de técnicas de relaxamento.
Recursos adicionais:
- Associações e instituições: Existem diversas associações e instituições que oferecem suporte a pessoas com dificuldades de aprendizagem.
- Literatura especializada: Há diversos livros e artigos científicos sobre o tema, que podem auxiliar na compreensão das dificuldades de aprendizagem e nas estratégias de intervenção.
- Cursos e workshops: Participar de cursos e workshops sobre o tema pode ampliar os conhecimentos e as habilidades dos profissionais que atuam com esses alunos.
Lembre-se: A superação das dificuldades de aprendizagem é um processo contínuo que exige o envolvimento de todos os atores envolvidos. Com o apoio adequado, os alunos com dificuldades podem alcançar seus objetivos e desenvolver todo o seu potencial.
É importante ressaltar que:
- Cada caso é único: As dificuldades de aprendizagem são individuais e exigem abordagens personalizadas.
- A persistência é fundamental: Superar as dificuldades de aprendizagem requer tempo, esforço e dedicação.
- O apoio é essencial: O apoio da família, da escola e dos profissionais é fundamental para o sucesso do aluno.
Intervenções Psicopedagógicas: Solução Eficaz para a Dificuldade de Aprendizagem
O termo “dificuldade de aprendizagem” também nos remete a algo passível de ser superado, algo que se respeitado o tempo e a individualidade de cada um, o professor, em sua atribuição, pode e deve dar conta, e assim facilitar o desenvolvimento do educando. Segundo Barbosa (apud Leal e Nogueira, 2011: p.54): “Estar com dificuldade de aprender (…) significa estar diante de um obstáculo que pode ter um caráter cultural, cognitivo, afetivo ou funcional e não conseguir dar prosseguimento à aprendizagem por não possuir ferramentas, ou não poder utilizá-las para transpô-lo”.
Existem diversas intervenções psicopedagógicas eficazes que podem ser utilizadas para enfrentar e superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Essas intervenções são fundamentais para identificar as necessidades individuais de cada estudante e desenvolver estratégias adaptadas às suas dificuldades específicas.
Uma das principais intervenções é a avaliação psicopedagógica, que permite uma análise aprofundada do perfil cognitivo, emocional e pedagógico do aluno. Essa avaliação ajuda a identificar os pontos de dificuldade e a compreender as causas subjacentes das dificuldades de aprendizagem.
A partir dessa avaliação, o psicopedagogo pode desenvolver a intervenção psicopedagógica com uso de estratégias personalizadas para auxiliar o aluno a superar seus desafios. Essas estratégias podem envolver o uso de recursos didáticos diferenciados, a aplicação de técnicas específicas de ensino e aprendizagem, bem como a promoção de atividades que estimulem o desenvolvimento de habilidades específicas.
É importante ressaltar que as intervenções psicopedagógicas devem ser realizadas de maneira integrada, envolvendo também a colaboração da família e da escola. O trabalho em conjunto desses três pilares permite uma abordagem mais abrangente e eficaz na superação das dificuldades de aprendizagem.
De acordo com Sisto (2016), as dificuldades de aprendizagem implicariam em qualquer ocorrência observável, vivenciada pelo aluno para acompanhar o ritmo de aprendizagem de seus colegas da mesma idade, independente do fator determinante da defasagem.
Segundo Bossa (1994, p.23): […] cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dos indivíduos do
grupo, realizando processos de orientação.
Assim sendo, Bossa destaca que o psicopedagogo desempenha um papel essencial no ambiente educacional, monitorando e identificando possíveis dificuldades no processo de aprendizagem. Segundo ele, além de diagnosticar perturbações, o psicopedagogo deve intervir com a equipe escolar para promover a integração dos alunos e contribuir para a coesão da comunidade educativa. Através dessa colaboração, ele ajuda a orientar o corpo docente e adaptar as abordagens pedagógicas conforme as necessidades individuais e coletivas do grupo. Essa atuação visa tanto a orientação dos métodos de ensino quanto o fortalecimento de um ambiente de aprendizagem inclusivo e reflexivo, promovendo assim uma educação que responda aos desafios e singularidades de cada aluno.
Essa perspectiva reforça o papel do psicopedagogo como um elo entre o aluno, a escola e a metodologia aplicada, e como um agente que facilita o desenvolvimento integral dos alunos no ambiente escolar.
O Papel da Escola no Processo de Aprendizagem
Segundo Pérez Gómes (2001), a escola possui uma importante função socializadora ao reunir grupos de indivíduos de diferentes contextos sociais e culturais. Nesse ambiente, ocorrem trocas cotidianas que estimulam a aprendizagem de comportamentos, valores, atitudes e ideias. Além disso, a instituição exerce uma função instrutiva, onde o ensino-aprendizagem se desenvolve de maneira sistemática e intencional, com o objetivo de “[…] aperfeiçoar o processo de socialização espontânea, corrigir suas falhas e preparar o capital humano da comunidade social” (PÉREZ GÓMES, 2001, p. 262).
Os pressupostos defendidos por Gimeno Sacristán (2005) explicitam que a escola tem o papel de ser uma instituição que oportuniza experiências capazes de engrandecer culturalmente seu aluno, promovendo, consequentemente, seu desenvolvimento pessoal.
Ou seja, os pressupostos de Gimeno Sacristán (2005) sobre o papel da escola enfatizam que esta instituição não fornece apenas instrução acadêmica, mas também cria um ambiente culturalmente enriquecedor para seus alunos. Segundo Sacristán, a escola deve oferecer oportunidades de vivências e experiências que ampliem o repertório cultural dos estudantes, com um foco na formação integral, que inclua o desenvolvimento pessoal e social. Ele destaca que essa formação não se limita a conteúdos acadêmicos, mas envolve valores, habilidades interpessoais e uma compreensão ampla do mundo que contribui para o desenvolvimento completo do indivíduo.
A escola desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. Além de fornecer conhecimentos teóricos e práticos, a escola deve ser um ambiente acolhedor e desafiador, capaz de estimular o desenvolvimento integral dos estudantes. Para garantir um processo de aprendizagem efetivo, a escola deve valorizar a diversidade de aprendizagem, reconhecendo e respeitando as diferentes habilidades e estilos de aprendizado dos alunos. Isso implica em oferecer estratégias pedagógicas adequadas e adaptadas às necessidades individuais de cada estudante.
Gimeno Sacristán (2005, p. 204) defende que as escolas devem se tornar ambientes acolhedores e seguros para crianças e jovens, onde possam, além de se sentir protegidos, enriquecer-se cultural e pessoalmente. Ele sugere que, embora as escolas tenham espaços delimitados, elas precisam oferecer condições para que os estudantes construam sua autonomia, desenvolvam sua vida pessoal e sintam liberdade.
Portanto, a escola deve promover um ambiente acolhedor e seguro para os alunos, estimulando o respeito e a colaboração entre os estudantes e professores. Além disso, é importante incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades escolares, reconhecendo e valorizando suas contribuições. Ela também deve estar aberta a inovações e novas abordagens educacionais, buscando sempre a melhoria contínua. A tecnologia pode ser um recurso poderoso nesse sentido, pois pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento.
A Visão Transdisciplinar da Psicopedagogia para as Dificuldades de Aprendizagem
A abordagem transdisciplinar em psicopedagogia representa uma visão integrativa que busca compreender e abordar as dificuldades de aprendizagem a partir de múltiplas perspectivas, promovendo uma análise mais ampla e complexa do indivíduo. Essa visão ultrapassa as fronteiras das disciplinas tradicionais, como psicologia, pedagogia e neurociência, e propõe que fatores cognitivos, emocionais, sociais e culturais sejam considerados em conjunto. Ao considerar que a aprendizagem é uma característica multifacetada e que os desafios enfrentados pelos alunos podem ser originados em diferentes esferas, a psicopedagogia transdisciplinar enriquece a compreensão sobre os processos de desenvolvimento e fornece instruções mais eficazes e individualizadas. Assim, esta abordagem não apenas facilita a identificação das causas profundas das dificuldades de aprendizagem, mas também promove o desenvolvimento integral dos estudantes, fortalecendo suas capacidades e ajustando estratégias pedagógicas para uma prática.
Aspectos Cognitivos | Aspectos Emocionais | Aspectos Sociais | Aspectos Ambientais |
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A psicopedagogia analisa como os processos cognitivos, como a memória, atenção, raciocínio e linguagem, influenciam a aprendizagem do indivíduo. | A dimensão emocional é investigada pela psicopedagogia, pois as emoções podem impactar diretamente no processo de aprendizagem, podendo interferir positiva ou negativamente no engajamento do aluno. | A psicopedagogia também considera o contexto social em que o aprendizado ocorre. Fatores como interação com os colegas, dinâmica familiar e relação com os professores podem influenciar na motivação e perseverança do aluno em aprender. | O ambiente físico e social em que o indivíduo está inserido também é levado em conta pela psicopedagogia, já que ele pode tanto favorecer quanto dificultar o processo de aprendizagem. Isso pode incluir elementos como recursos disponíveis, estrutura da escola, acesso a materiais didáticos, entre outros. |
Conclusão
A atuação do psicopedagogo no contexto das dificuldades de aprendizagem desempenha um papel fundamental para promover um desenvolvimento educacional pleno. É por meio de estratégias psicopedagógicas eficazes que esse profissional busca superar os desafios enfrentados pelos alunos, possibilitando o seu sucesso acadêmico.
O papel do psicopedagogo é essencial na busca por soluções para as dificuldades de aprendizagem. Ele atua de forma transdisciplinar, considerando diferentes perspectivas teóricas e práticas, e colabora com a equipe escolar para promover a inclusão social e escolar dos alunos. Com seu conhecimento e técnicas específicas, ele contribui para o desenvolvimento educacional pleno dos estudantes, garantindo que eles tenham as melhores condições para obter sucesso em sua trajetória acadêmica.
FAQ
Qual é o papel da Psicopedagogia no contexto das dificuldades de aprendizagem?
A Psicopedagogia desempenha um papel fundamental no sistema escolar para compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Ela busca oferecer meios e estratégias eficazes para superar esses problemas e promover um desenvolvimento educacional pleno.
O que faz um psicopedagogo no contexto escolar?
O psicopedagogo atua no contexto escolar para entender e enfrentar os problemas de aprendizagem dos alunos. Ele considera diferentes aspectos, como o sujeito, a família, a escola e a sociedade, buscando realizar intervenções pedagógicas eficazes.
Qual é a trajetória histórica e conceituação da Psicopedagogia?
A Psicopedagogia surgiu na Europa no século XIX, inicialmente com uma abordagem patologizante e posteriormente com foco na terapia e na readaptação escolar. No Brasil, ela se difundiu na década de 1970 e atualmente é considerada uma área interdisciplinar que abrange diversos campos do conhecimento.
Quais são as intervenções psicopedagógicas eficazes para enfrentar as dificuldades de aprendizagem?
Existem diversas intervenções psicopedagógicas eficazes para enfrentar as dificuldades de aprendizagem. Entre elas estão a avaliação psicopedagógica, que identifica as necessidades individuais dos alunos, e a intervenção, onde desenvolve estratégias adaptadas às suas dificuldades específicas.
Qual é o papel da escola no processo de aprendizagem?
A escola desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem. Ela deve proporcionar um ambiente acolhedor e desafiador, valorizar a diversidade de aprendizagem e promover práticas pedagógicas inovadoras que estimulem o desenvolvimento integral dos alunos.
Qual é a visão transdisciplinar da psicopedagogia?
A psicopedagogia possui uma visão transdisciplinar, o que significa que ela considera diferentes perspectivas teóricas e práticas para compreender a aprendizagem humana. Essa abordagem permite uma intervenção mais abrangente e eficaz, considerando os aspectos cognitivos, emocionais, sociais e ambientais envolvidos no processo.
Links de Fontes
- https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5218/3351
- ARAÚJO, Paula Fernandes Corrêa de. A psicopedagogia seria uma possibilidade para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem? São Bernardo do Campo, 2014.
- BARBOSA, L. M. S. Psicopedagogia: um diálogo entre a psicopedagogia e a educação. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2006.
- BOSSA, Nádia. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes
Médicas Sul, 1994. - FELDMANN, Juliane. A Importância do psicopedagogo. Artigo revista Educação, Lar e Família, Sociedade e Cultura, 2017.
- GIMENO SÁCRISTAN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
- PÉREZ GÓMEZ A. Os processos de ensino-aprendizagem: análise didática das principais teorias da aprendizagem. In: GIMENO SÁCRISTAN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A . Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.