Habilidades de Leitura

HABILIDADES DE LEITURA DESDE AS SÉRIES INICIAIS

Habilidades de Leitura desde as Séries Iniciais é uma das habilidades fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico das crianças, uma vez que a leitura é uma das principais portas para o aprendizado. Por conseguinte, a iniciação da leitura na infância é um momento crucial para o desenvolvimento cognitivo e a alfabetização do aluno. É nesse período que o professor deve introduzir a leitura, mesmo que as crianças não saibam ler. O contato com diferentes tipos de texto e a repetição dessa prática contribuem para o desenvolvimento da percepção e compreensão do aluno.

Nas primeiras etapas escolares, a introdução à leitura não se limita à decodificação de palavras, mas abrange o desenvolvimento de competências como a compreensão textual, a interpretação e a reflexão crítica. Essas habilidades são essenciais para que o aluno não apenas leia, mas entenda e se envolva com o conteúdo. Investir em estratégias de ensino de leitura desde cedo permite que os alunos adquiram uma base sólida, favorecendo sua capacidade de interpretação, reflexão e aprendizagem de maneira independente ao longo de sua vida acadêmica e pessoal.

A importância da leitura nas séries iniciais é discutida por diversos autores. A leitura contribui para o enriquecimento do vocabulário das crianças, permite que elas expressem suas ideias e contribui para o seu crescimento social. O professor desempenha um papel fundamental na introdução da leitura na vivência dos alunos, estimulando-a como uma atividade que promove mudanças de comportamento e estado. O objetivo deste artigo é analisar a habilidade da leitura desde as séries iniciais, quando os alunos estão começando a conhecer o mundo ao seu redor.

Neste contexto, o desenvolvimento cognitivo, a alfabetização, a aprendizagem e o desenvolvimento infantil estão intrinsecamente ligados à prática da leitura. Através da leitura, as crianças expandem seu conhecimento, desenvolvem habilidades de interpretação, estimulam sua imaginação e adquirem novos vocabulários. Além disso, a leitura promove o desenvolvimento da empatia, da criatividade e da capacidade de se comunicar de forma clara.

Ainda mais, a leitura nas séries iniciais é uma base fundamental para a formação dos futuros leitores. Uma vez que a criança adquire o gosto pela leitura desde cedo, ela estará mais propensa a se tornar um leitor ativo e frequente ao longo da sua vida. O papel do professor é crucial nesse processo, pois cabe a ele desenvolver atividades adequadas ao nível de compreensão dos alunos, despertando seu interesse e motivando-os a explorar diferentes gêneros literários.

Nas próximas seções, abordaremos em detalhes a importância da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental, o desenvolvimento da leitura na infância, o papel do professor na formação de leitores ativos, entre outros temas relevantes. Acompanhe conosco e descubra como a leitura pode transformar a vida das crianças desde as séries iniciais!

A Importância da Leitura nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental

Nos primeiros anos do ensino fundamental, as crianças estão desenvolvendo um interesse por coisas novas, e é nesse período que a leitura se torna fundamental. A exposição à leitura nessa fase pode ser feita por meio de ilustrações, despertando a curiosidade das crianças em descobrir o desenrolar das histórias. É importante que os professores utilizem livros e promovam o diálogo entre os alunos, estimulando sua imaginação e criatividade.

A leitura nas séries iniciais tem o objetivo de despertar o interesse pelo ato de ler, contribuir para a formação do vocabulário e proporcionar um crescimento intelectual e social. Para Martins (2006, p.33), […] a leitura se realiza a partir do diálogo do leitor com o objeto lido – seja escrito, sonoro, seja um gesto, uma imagem, um acontecimento. Esse diálogo é referenciado por um tempo e um espaço, uma situação; desenvolvimento de acordo com os desafios e as respostas que o objeto apresenta, em função de expectativas e necessidades, do prazer das descobertas e do reconhecimento de vivencias do leitor.

Essa citação de Martins (2006) sugere que a leitura é um processo de interação entre o leitor e o objeto lido, seja este um texto, uma música, uma imagem, um gesto ou até um acontecimento. Esse “diálogo” envolve mais do que apenas entender palavras; é uma troca ativa, influenciada pelo contexto em que ocorre – como o tempo, o lugar e a situação específica.

O leitor se conecta com o objeto de leitura não apenas em busca de informações, mas também para satisfazer expectativas, resolver dúvidas e obter prazer através das descobertas. Além disso, essa interação é enriquecida pelo reconhecimento de experiências e vivências próprias, fazendo com que a leitura se torne um ato de reflexão e identificação pessoal. Martins, portanto, destaca que a leitura é uma experiência dinâmica, onde o leitor atribuído ao que lê, trazendo consigo suas próprias perspectivas e emoções.

De acordo com os PCNs (p.42), é preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura. A principal delas é a de que ler é simplesmente decodificar, converter letras em sons, sendo a compreensão consequência natural dessa ação. Por conta desta concepção equivocada a escola vem produzindo grande quantidade de “leitores” capazes de decodificar qualquer texto, mas com enormes dificuldades para compreender o que tentam ler.

Assim, a citação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) alerta para a necessidade de rever a visão limitada sobre o aprendizado da leitura nas fases iniciais. Segundo os PCNs, há uma concepção equivocada de que ler consiste apenas em decodificar letras em sons, assumindo que a compreensão surgirá automaticamente desse processo. Esse foco excessivo na decodificação resulta em alunos que oferecem ler as palavras e pronunciar os sons, mas que enfrentam grandes dificuldades para entender o conteúdo do que leem.

A escola, ao enfatizar apenas a habilidade de decodificação, acaba formando leitores que, embora consigam “ler” no sentido técnico, não desenvolvem uma compreensão verdadeira e profunda dos textos. Portanto, os PCNs sugerem que o ensino da leitura deve ir além da mecânica de decodificação e deve priorizar também o desenvolvimento da interpretação e da compreensão, para que o ato de ler se torne significativo e transformador para o aluno.

Nos primeiros anos da educação escolar, a leitura desempenha um papel fundamental, precedendo a escrita e sendo mediada pelo professor. É responsabilidade do educador introduzir as crianças ao universo da leitura, mesmo que ainda não saibam ler sozinhas. A exposição frequente a essa prática no ambiente escolar e a interação constante com o docente permite que os alunos desenvolvam suas habilidades de percepção e compreensão. Assim, o leitor iniciante começa a captar o significado dos textos por meio das explicações e interpretações do professor, o que forma uma base sólida para a construção de suas próprias competências de leitura ao longo do tempo.

Segundo Sasseron e Carvalho (2008), nesta fase inicial do Ensino Fundamental, o professor tem uma importante responsabilidade de canalizar, de forma qualitativa, a curiosidade e ousadia natural das crianças ao explorar o desconhecido. Ao aproveitar essa curiosidade, o docente estimula a interação entre os alunos e os encoraja a buscar novas formas de expandir suas habilidades de leitura. Despertar nossos estudantes o imaginário e o universo de fantasia presente na literatura permite ao professor promover uma rica troca de informações, impulsionando um processo de aprendizagem que amplia significativamente o conhecimento de todos.

” Como nosso olhar está voltado para os primeiros anos do Ensino Fundamental, contamos com a curiosidade, a perspicácia e a sagacidade próprias das crianças desta faixa etária como motores de propulsão para as diversas e diferentes formas de buscar resolver problemas e explicá-los aos demais”. Sasseron e Carvalho (2008, p. 338)

Nessa fase, as crianças estão descobrindo o mundo ao seu redor e formando conceitos e valores. Através da leitura, elas têm a oportunidade de explorar diferentes realidades, ampliar seu conhecimento sobre diferentes culturas, desenvolver empatia e aprendem a expressar seus pensamentos e sentimentos de maneira mais assertiva.

A leitura é o alicerce essencial da alfabetização e um suporte fundamental para o desenvolvimento da escrita. Uma instituição que adota uma proposta pedagógica comprometida em desenvolver as habilidades de leitura com a mesma dedicação aplicada à escrita consegue formar leitores competentes, preparando alunos para um futuro promissor. A leitura fornece ao aluno autonomia para construir seu próprio caminho e investir em seu crescimento. Além disso, o exercício da leitura educa os estudantes a refletirem e investigarem suas escolhas, promovendo uma postura crítica e consciente frente ao conhecimento.

O Desenvolvimento da Leitura na Infância: Um Caminho para o Conhecimento

A leitura, presente em nossas vidas desde os primórdios da humanidade, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Muito além da simples decodificação de palavras, a leitura é um processo complexo e prazeroso que envolve a construção de significados, a ampliação de conhecimentos e o desenvolvimento de diversas habilidades.

A Importância da Leitura na Infância:

  • Construção de significados: Ao ler, as crianças estabelecem conexões entre o texto e suas próprias experiências, atribuindo significado às palavras e construindo um mundo imaginário.
  • Ampliação do vocabulário e da linguagem: A exposição a diferentes textos e estruturas linguísticas enriquece o vocabulário e aprimora a compreensão da linguagem escrita e oral. 
  • Desenvolvimento da imaginação e da criatividade: Ao mergulhar em histórias, as crianças exploram diferentes mundos e possibilidades, estimulando a imaginação e a criatividade.
  • Construção de conhecimento: A leitura permite que as crianças acessem informações sobre diversos temas, expandindo seus conhecimentos sobre o mundo e fomentando a curiosidade.
  • Desenvolvimento da empatia e da compreensão: Ao se colocar no lugar dos personagens, as crianças desenvolvem a capacidade de compreender diferentes perspectivas e sentimentos.
  • Melhora da concentração e da memória: A leitura exige concentração e a capacidade de reter informações, contribuindo para o desenvolvimento dessas habilidades.
  • Preparação para o sucesso acadêmico: Uma boa base em leitura é fundamental para o sucesso escolar em todas as disciplinas.

Como Estimular a Leitura na Infância:

  • Crie um ambiente propício: Tenha livros acessíveis em casa, crie um cantinho de leitura aconchegante e leia para seus filhos desde pequenos.
  • Torne a leitura prazerosa: Escolha livros adequados à idade e aos interesses da criança, leia com entonação e expressividade, e faça perguntas sobre a história para estimular a interação.
  • Incentive a autonomia: Permita que a criança escolha os livros que quer ler e explore diferentes gêneros literários.
  • Leia em voz alta: A leitura em voz alta proporciona momentos de compartilhamento e aproximação entre pais e filhos, além de estimular o desenvolvimento da linguagem.
  • Visite bibliotecas e livrarias: Leve seu filho para conhecer o mundo dos livros e participar de atividades relacionadas à leitura.
  • Seja um exemplo: Demonstre o prazer que você tem em ler e incentive seu filho a fazer o mesmo.

Os Benefícios da Leitura se Estendem por Toda a Vida:

Ao cultivar o hábito da leitura desde a infância, estamos proporcionando às crianças um presente inestimável: o acesso a um mundo de conhecimento, a possibilidade de desenvolver habilidades importantes para a vida e o prazer de se conectar com histórias e personagens que as farão crescer e aprender.

O professor deve utilizar estratégias que despertem o interesse e o prazer pela leitura, tornando-a uma atividade agradável e lúdica. Ao utilizar livros ilustrados, por exemplo, as crianças podem explorar o mundo da imaginação e descobrir o desenrolar das histórias. Além disso, o professor pode promover a leitura em grupo, oferecendo um ambiente acolhedor para a troca de ideias e discussões sobre os textos.

Um dos principais benefícios da leitura é o enriquecimento do vocabulário. Ao entrar em contato com diversos textos, o leitor se depara com novas palavras e expressões, expandindo seu repertório linguístico e melhorando suas habilidades de comunicação.

A leitura também incentiva a escrita, uma vez que ao ser exposto a diferentes estilos literários e estruturas de texto, o leitor adquire referências e conhecimentos que podem ser aplicados em sua própria produção textual. A prática da escrita contribui para a expressão de ideias e para o desenvolvimento da criatividade.

“A leitura abre portas para novos mundos e possibilidades, ajudando as crianças a compreenderem a si mesmas e aos outros, e a se comunicarem de forma mais eficaz.”

Além disso, a leitura na infância promove o desenvolvimento da linguagem oral, uma vez que expõe as crianças a uma variedade de estruturas e palavras. Ao ouvirem histórias e serem incentivadas a participar ativamente da leitura, elas desenvolvem habilidades de escuta e compreensão.

Ao criar um ambiente propício à leitura desde cedo, os pais e educadores estão proporcionando às crianças a oportunidade de desenvolver habilidades fundamentais para o sucesso acadêmico e pessoal. Ler com regularidade e incentivar a prática da leitura como um hábito diário ajudará a construir uma base sólida para o desenvolvimento das habilidades de leitura e uma paixão duradoura pelos livros.

Em resumo, a leitura é essencial para a formação do indivíduo, proporcionando conhecimento, enriquecimento vocabular, estímulo à escrita e expansão da imaginação. Ao explorar diferentes textos e mundos, o leitor amplia seu entendimento do mundo e desenvolve uma perspectiva mais abrangente. A escola tem a responsabilidade de estimular e promover a leitura como um processo de formação do indivíduo, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de leitores competentes e críticos.

Benefícios da Leitura na Formação do Indivíduo
Enriquecimento do vocabulário
Incentivo à escrita
Estímulo à imaginação
Exploração de diferentes mundos e realidades

Leitura como processo de formação do indivíduo

O Papel do Professor na Formação de Leitores Ativos

O papel do professor é fundamental no desenvolvimento da leitura como hábito e na formação de leitores ativos. Ao ensinar os alunos a interpretar corretamente o texto, o professor está capacitando-os a compreender e extrair significados das obras literárias. Além disso, é importante que o professor estimule a leitura como uma atividade prazerosa, relacionando-a com o mundo ao redor dos alunos.

Uma das propostas pedagógicas, de modo geral, é a formação do leitor proficiente, que seja capaz de ler com fluência, compreender e interpretar os diferentes textos que circulam. Para que isso aconteça de fato “[…] é preciso oferecer-lhe os textos do mundo”. (PCN, 2001, p. 55).

A citação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 2001) destaca que o objetivo da educação, especialmente no que diz respeito à leitura, é formar leitores proficientes. Um leitor proficiente não apenas lê com fluência, mas também compreende e interpreta diferentes tipos de textos presentes em diversos contextos sociais. Isso significa preparar os alunos para lidar com uma variedade de gêneros textuais, desde os literários até os informativos, que fazem parte do “mundo real”.

Ao afirmar que é preciso “oferecer-lhe os textos do mundo”, os PCNs reforçam a importância de expor os alunos a materiais autênticos e variados, como notícias, reportagens, propagandas, poesias, contos, e outros textos que eles encontrarão em sua vida diariamente. Essa diversidade não apenas amplia o repertório cultural e linguístico dos estudantes, mas também os prepara para compreender e interagir com as múltiplas linguagens que circulam na sociedade.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os formadores de leitores competentes necessitam de uma prática contínua de leitura, proporcionando acesso a uma ampla diversidade de textos e à compreensão dos recursos expressivos da língua, tanto em sua funcionalidade quanto em sua estética. Durante a leitura, um leitor competente utiliza diversas estratégias, como seus conhecimentos prévios, linguísticos e de mundo, além da capacidade de fazer inferências. Essas habilidades permitem que a leitura se torne uma atividade reflexiva e confiante, promovendo um aprendizado mais profundo e significativo.

Dessa forma, a formação de um leitor proficiente não se limita ao ambiente escolar ou à leitura mecânica. Ela envolve uma conexão entre a escola e o mundo exterior, tornando a leitura uma prática significativa e relevante para a vida do aluno.

No ato de ler há objetivos diversos: estudar, informar, revisar um texto escrito pelo próprio aluno ou simplesmente pelo prazer. O professor necessita explicitar para a turma essas diferentes finalidades e trabalhar as modalidades próprias para cada uma delas. (SOLÉ, 2004, p.88).

Portanto, o papel do professor na formação de leitores ativos vai além do ensino de habilidades de leitura. Ele é um guia, um incentivador e um mediador entre os alunos e o mundo da literatura. Com a parceria entre escola, professor, pais e demais membros da comunidade educativa, é possível formar leitores apaixonados e críticos, capazes de transformar o mundo por meio da leitura.

Benefícios do Papel do Professor na Formação de Leitores AtivosRelevância
 1. Desenvolvimento da habilidade de leitura Essencial
 2. Estímulo à expressão e interpretação de textos Crucial
 3. Incentivo ao prazer pela leitura Fundamental
 4. Parceria com as famílias para promover a leitura Imprescindível

Veja o vídeo do Canal Educaline Brasil, com a professora e psicopedagoga Márcia França, sobre O Papel do Professor na Formação de Novos leitores.  https://www.youtube.com/watch?v=Gdf1TLG3y48

Práticas Pedagógicas para o Processo de Formação de Leitores Competentes

Formar leitores competentes vai além do simples ato de decodificar palavras, envolve o desenvolvimento da compreensão e interpretação do texto. Um leitor competente é capaz de estabelecer relações entre o texto lido e outros textos, identificar sentidos implícitos e justificar sua leitura com base em elementos discursivos. Esse processo de formação tem início desde a primeira infância, permitindo que o aluno desenvolva a habilidade de ler o mundo e compreendê-lo de forma mais ampla.

Um leitor competente é capaz de ir além da superfície do texto, explorando as entrelinhas, identificando os recursos linguísticos utilizados pelo autor e reconhecendo as intenções comunicativas. Essas habilidades são essenciais para que o leitor possa compreender e analisar textos de diferentes gêneros e contextos, ampliando sua visão de mundo e sua capacidade de relacionar-se com diversas perspectivas.

Exemplos de Práticas Pedagógicas nas Séries Iniciais

As práticas pedagógicas para o estímulo da leitura são essenciais para a formação de leitores competentes e engajados, especialmente nas séries iniciais. Entre as melhores estratégias, destaca-se a:

Construção do cantinho da leitura , um espaço dedicado e acolhedor dentro da sala de aula ou na escola. Nele, os alunos têm acesso a livros variados, gibis, revistas e outros materiais que despertam o interesse e promovem o hábito de explorar diferentes gêneros textuais de maneira espontânea e prazerosa. Esse ambiente estimula a autonomia e o gosto pela leitura.

Outra prática eficiente é a roda de conversa , em que os alunos reúnem suas avaliações sobre as leituras realizadas, trocam ideias e discutem temas envolvidos nos textos. Essa atividade não apenas reforça a compreensão textual, mas também desenvolve a oralidade e a argumentação, promovendo um aprendizado colaborativo.

A leitura coletiva é outra estratégia importante, na qual professor e alunos leem juntos um mesmo texto, permitindo que as crianças aprendam entonação, ritmo e interpretação. Essa prática é especialmente útil para desenvolver a fluência na leitura e a capacidade de compreender conteúdos em grupo.

A leitura de imagens através de cartazes é uma forma lúdica e criativa de introduzir a interpretação de textos. Por meio de cartazes ilustrados ou sequências de imagens, os alunos aprendem a construir narrativas, interpretar significados implícitos e desenvolver o pensamento crítico. Essa atividade é especialmente útil para crianças que estão começando a associar imagens e palavras.

As pesquisas em jornais e revistas ajudam os alunos a compreenderem a relevância da leitura na vida cotidiana. Ao pesquisar notícias, reportagens ou anúncios, eles aprendem a interpretar informações do mundo real, estimulando o pensamento analítico e a conexão com temas atuais.

A confecção de cartazes é uma atividade prática que combina leitura, escrita e criatividade. Durante essa tarefa, os alunos organizam informações, ilustram ideias e trabalham em equipe, consolidando habilidades de leitura e expressão.

Por fim, os jogos pedagógicos envolvidos na leitura tornam o processo de aprendizagem mais divertido e motivador. Jogos como bingo de palavras, caça-palavras e desafios de interpretação estimulam a curiosidade, a atenção e a participação ativa dos alunos, consolidando o aprendizado de forma descontraída.

Essas práticas pedagógicas, quando aplicadas de maneira personalizada e adaptadas às necessidades da turma, criam um ambiente rico e estimulante, contribuindo significativamente para a formação de bons leitores.

Exemplos de Práticas Pedagógicas Externas

As práticas pedagógicas externas para o estímulo da leitura são atividades realizadas fora do ambiente tradicional da sala de aula com o objetivo de estimular o hábito de leitura e torná-lo mais significativo para os alunos. Essas práticas conectam a leitura ao cotidiano, à cultura e à realidade dos estudantes, ampliando suas experiências e despertando maior interesse pela leitura de forma espontânea e prazerosa.

Alguns exemplos de práticas externas incluem:

  1. Visitas a bibliotecas públicas ou comunitárias : Essas visitas permitem que os alunos explorem um acervo diversificado e tenham contato com o universo literário além dos limites escolares, desenvolvendo autonomia na escolha de livros.

  2. Feiras literárias e encontros com autores : Participar de eventos culturais, como feiras de livros, saraus e bate-papos com escritores, aproximar os alunos do mundo literário e incentivar o gosto pela leitura, despertando curiosidade sobre os processos de criação.

  3. Projetos de leitura na comunidade : Iniciativas como “clubes de leitura” em centros culturais ou espaços públicos criam oportunidades para que os alunos compartilhem experiências literárias com pessoas de diferentes idades e contextos.

  4. Leitura em ambientes alternativos : Propor leituras em locais diferentes, como parques, praças ou museus, pode tornar o ato de ler mais dinâmico e envolvente, integrando natureza, arte e conhecimento.

  5. Campanhas de leitura solidária : Projetos em que os alunos leem para crianças menores, idosos ou em comunidades carentes não apenas estimulam o hábito de leitura, mas também desenvolvem empatia e responsabilidade social.

Essas práticas externas ajudam a criar um vínculo mais forte entre os alunos e a leitura, mostrando que ela é mais do que uma obrigação escolar, mas uma ferramenta de aprendizado, lazer e conexão com o mundo ao redor.

Ao formar leitores competentes, estamos preparando os alunos para serem capazes de fazer inferências, estabelecer conexões lógicas e identificar nuances de significado no contexto da leitura. Ao interpretar um texto, o leitor se envolve ativamente na construção de sentidos, relacionando suas vivências e conhecimentos prévios com as informações presentes no texto. Essa interpretação é fundamental para que o leitor seja capaz de compreender a mensagem transmitida pelo autor e apreender as nuances e sutilezas do texto.

Outro aspecto importante no processo de formação de leitores competentes é a relação entre textos. Um leitor competente é capaz de estabelecer conexões entre diferentes textos, identificando semelhanças, diferenças e intertextualidades. Essa habilidade permite ao leitor ampliar sua compreensão do mundo, relacionando diferentes perspectivas e construindo um repertório de leituras que enriquecem sua experiência literária.

“A formação de leitores competentes é um processo contínuo e progressivo, que envolve o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e relação entre textos. Promover essa formação é fundamental para preparar os alunos para enfrentarem os desafios da leitura em diferentes contextos e expandir sua visão de mundo.”

Conclusão

A leitura desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e na formação das crianças desde as séries iniciais. A introdução precoce da leitura, de forma prazerosa e lúdica, contribui para a formação de leitores ativos, competentes e críticos. O papel do professor é essencial nesse processo, assim como a parceria com as famílias.

O desenvolvimento do hábito de ler é fundamental para a construção do conhecimento e a compreensão do mundo, transformando os alunos em cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. A leitura é uma tarefa para a vida toda e, quando incentivada desde a infância, proporciona um enriquecimento intelectual e social significativo.

Portanto, é imprescindível que a leitura seja valorizada e incorporada como uma prática diária nas séries iniciais, visando o desenvolvimento das habilidades de leitura e o estímulo ao pensamento crítico. Ao promover esse contato com os livros desde cedo, estamos formando leitores competentes e conscientes, capazes de transformar a si mesmos e o mundo ao seu redor.

FAQ

Qual é a importância da leitura nas séries iniciais?

A leitura contribui para o enriquecimento do vocabulário das crianças, permite que elas expressem suas ideias e contribui para o seu crescimento social.

Qual é o papel do professor na introdução da leitura nas séries iniciais?

O professor desempenha um papel fundamental na introdução da leitura na vivência dos alunos, estimulando-a como uma atividade que promove mudanças de comportamento e estado.

Como os professores podem estimular a leitura nas séries iniciais?

Os professores podem utilizar livros, promover o diálogo entre os alunos, estimular a imaginação e criatividade, além de utilizar ilustrações que despertem a curiosidade das crianças em descobrir o desenrolar das histórias.

Qual é o objetivo da leitura nas séries iniciais?

O objetivo da leitura nas séries iniciais é despertar o interesse pelo ato de ler, contribuir para a formação do vocabulário e proporcionar um crescimento intelectual e social.

O que é necessário para formar leitores competentes?

Formar leitores competentes vai além do ensino da decodificação de palavras. É importante desenvolver a compreensão e interpretação do texto, relacionar a leitura com o mundo ao redor e estimular a expressão por meio da leitura.

Como incentivar o desenvolvimento do hábito de ler desde a infância?

É importante que as crianças tenham contato livre com livros, imagens e gibis desde a Educação Infantil, despertando sua autonomia no caminho literário. Além disso, a leitura diária, seja por prazer, estudo ou informação, possibilita o enriquecimento do vocabulário e a interação com diferentes realidades.

O que a leitura proporciona ao desenvolvimento cognitivo e à alfabetização?

A iniciação da leitura na infância contribui para o desenvolvimento cognitivo e a alfabetização do aluno, mesmo que ele ainda não saiba ler. O contato com diferentes tipos de texto e a repetição dessa prática contribuem para o desenvolvimento da percepção e compreensão do aluno.

 

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Auxiliadora Lemos
Auxiliadora Lemos

Sou Auxiliadora Lemos. Professora e Psicopedagoga Clínica com mais de 18 anos de experiência na área. Esse espaço é dedicado a assuntos da Psicopedagogia, para guiar estudantes, recém-formados e profissionais que estão começando na área. Meu objetivo é oferecer suporte, compartilhar conhecimentos, dar dicas de recursos e facilitar a transição acadêmica à prática psicopedagógica. Vamos explorar juntos o fascinante universo do desenvolvimento humano e da aprendizagem!

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